Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE ARTIGOS EM ESCOLA PÚBLICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134086
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6943
    "inscrito_id" => 5978
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE ARTIGOS EM ESCOLA PÚBLICA."
    "resumo" => "Esta pesquisa investiga a construção de letramentos científicos por meio da produção de artigos científicos por estudantes do Ensino Médio, em uma escola pública de Major Gercino, Santa Catarina. Fundamentada na perspectiva sociocultural dos letramentos (Kleiman, 2008; Street, 2003), o estudo aborda a escrita acadêmica como prática social transformadora, capaz de ampliar as capacidades discursivas e a participação dos jovens na cultura científica (Fischer, 2007; Grimes, 2023). Adotando uma abordagem qualitativa e etnográfica (Erickson, 1990; Fritzen, 2012), a pesquisa utiliza observação participante, entrevistas e análise de textos para compreender como os estudantes percebem e se engajam nessa prática, identificando fatores que influenciam seu desenvolvimento. Os resultados preliminares indicam que a produção de artigos científicos favorece a transição de conceitos espontâneos para científicos, articulando-se com a pedagogia dos multiletramentos e promovendo interações discursivas significativas. Além disso, evidencia-se o papel transformador dessas práticas na formação cidadã e acadêmica dos estudantes (Demo, 2000; Fischer, 2007; Grimes, 2023), destacando a necessidade de integração curricular entre letramento científico e escrita acadêmica. A pesquisa contribui para a reflexão sobre estratégias pedagógicas inovadoras no Ensino Médio, especialmente em contextos públicos, onde tais práticas ainda são pouco exploradas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID5978_TB6943_11042025113554.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZANE FERMINO"
    "autor_nome_curto" => "ROZANE"
    "autor_email" => "rfermino@furb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134086
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6943
    "inscrito_id" => 5978
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE ARTIGOS EM ESCOLA PÚBLICA."
    "resumo" => "Esta pesquisa investiga a construção de letramentos científicos por meio da produção de artigos científicos por estudantes do Ensino Médio, em uma escola pública de Major Gercino, Santa Catarina. Fundamentada na perspectiva sociocultural dos letramentos (Kleiman, 2008; Street, 2003), o estudo aborda a escrita acadêmica como prática social transformadora, capaz de ampliar as capacidades discursivas e a participação dos jovens na cultura científica (Fischer, 2007; Grimes, 2023). Adotando uma abordagem qualitativa e etnográfica (Erickson, 1990; Fritzen, 2012), a pesquisa utiliza observação participante, entrevistas e análise de textos para compreender como os estudantes percebem e se engajam nessa prática, identificando fatores que influenciam seu desenvolvimento. Os resultados preliminares indicam que a produção de artigos científicos favorece a transição de conceitos espontâneos para científicos, articulando-se com a pedagogia dos multiletramentos e promovendo interações discursivas significativas. Além disso, evidencia-se o papel transformador dessas práticas na formação cidadã e acadêmica dos estudantes (Demo, 2000; Fischer, 2007; Grimes, 2023), destacando a necessidade de integração curricular entre letramento científico e escrita acadêmica. A pesquisa contribui para a reflexão sobre estratégias pedagógicas inovadoras no Ensino Médio, especialmente em contextos públicos, onde tais práticas ainda são pouco exploradas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID5978_TB6943_11042025113554.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZANE FERMINO"
    "autor_nome_curto" => "ROZANE"
    "autor_email" => "rfermino@furb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa investiga a construção de letramentos científicos por meio da produção de artigos científicos por estudantes do Ensino Médio, em uma escola pública de Major Gercino, Santa Catarina. Fundamentada na perspectiva sociocultural dos letramentos (Kleiman, 2008; Street, 2003), o estudo aborda a escrita acadêmica como prática social transformadora, capaz de ampliar as capacidades discursivas e a participação dos jovens na cultura científica (Fischer, 2007; Grimes, 2023). Adotando uma abordagem qualitativa e etnográfica (Erickson, 1990; Fritzen, 2012), a pesquisa utiliza observação participante, entrevistas e análise de textos para compreender como os estudantes percebem e se engajam nessa prática, identificando fatores que influenciam seu desenvolvimento. Os resultados preliminares indicam que a produção de artigos científicos favorece a transição de conceitos espontâneos para científicos, articulando-se com a pedagogia dos multiletramentos e promovendo interações discursivas significativas. Além disso, evidencia-se o papel transformador dessas práticas na formação cidadã e acadêmica dos estudantes (Demo, 2000; Fischer, 2007; Grimes, 2023), destacando a necessidade de integração curricular entre letramento científico e escrita acadêmica. A pesquisa contribui para a reflexão sobre estratégias pedagógicas inovadoras no Ensino Médio, especialmente em contextos públicos, onde tais práticas ainda são pouco exploradas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.