Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA ARTICULAÇÃO ENTRE ESPERANÇA E INDIGNAÇÃO A PARTIR DE PAULO FREIRE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Em um período marcado por transformações sociais, políticas e tecnológicas, a pedagogia freireana oferece ferramentas conceituais poderosas para o desenvolver de uma educação crítica, dialógica e engajada. As obras "Pedagogia da Esperança" (2000) e "Pedagogia da Indignação" (1997) de Paulo Freire destacam-se na reflexão, apresentando uma dialética fundamental para a formação de sujeitos engajados: a articulação entre a esperança como força para a ação e a indignação ética diante das injustiças, pois ao articular as ideias presentes nessas duas obras, percebe-se que, para Paulo Freire, a esperança e a indignação não são sentimentos opostos, mas sim complementares e dialeticamente relacionados. A primazia dessa reflexão proporciona uma relação com o contexto do Ensino Médio, tornando-se relevante ao estimular nos alunos uma postura crítica e engajada diante das complexas realidades sociais e políticas que os cercam, capacitando-os a serem agentes de transformação em seus próprios contextos Este trabalho busca compreender: Como a relação entre os conceitos de esperança e indignação, presentes nas obras de Paulo Freire, podem estimular o desenvolvimento da postura crítica e engajada diante das realidades sociais e políticas?. Esta investigação adota uma abordagem metodológica qualitativa, Conforme Minayo (2008), uma característica fundamental do método qualitativo é que ele permite revelar processos sociais, novas abordagens, conceitos e categorias durante a investigação. A análise da articulação entre dos pilares do pensamento freireano no âmbito do Ensino Médio, visou identificar os desafios e as potencialidades pedagógicas que desenvolvam uma leitura crítica da realidade, de uma consciência ética em face às desigualdades, diversidades e do estímulo à participação ativa dos estudantes na construção de um mundo mais equitativo. Explorar essa relação, contribui para a reflexão sobre práticas educativas que empoderem sujeitos históricos, produtores de conhecimentos e saberes situados em sua realidade, capazes de esperançar e de se indignar de forma consciente.

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