O USO DAS REDES SOCIAIS INSTAGRAM E FACEBOOK NAS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134020 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6850 "inscrito_id" => 11323 "titulo" => "O USO DAS REDES SOCIAIS INSTAGRAM E FACEBOOK NAS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar e identificar estratégias para a utilização das redes sociais Instagram e Facebook no ensino da disciplina de Língua Portuguesa, com a finalidade de aprimorar o desempenho dos estudantes nas atividades didático-pedagógicas desse componente curricular. Para tanto, optou-se por uma pesquisa descritiva, baseada na análise de fontes primárias e secundárias. Além disso, pretende-se observar o nível de conectividade dos estudantes nas redes sociais Instagram e Facebook, por meio de uma abordagem quantitativa. Dessa forma, o objetivo geral do estudo consiste em analisar as possibilidades didático-pedagógicas que as redes sociais Instagram e Facebook oferecem para o ensino de Língua Portuguesa. Para atender a essa proposta, foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) Investigar as funcionalidades do Instagram e do Facebook que podem subsidiar sua utilização no ensino da disciplina; b) Estimular a participação ativa dos estudantes, considerando o protagonismo estudantil e o incentivo à pesquisa; c) Avaliar o impacto do uso dessas plataformas no processo de pesquisa e no envolvimento dos estudantes na assimilação dos conteúdos estudados e vivenciados. Observa-se que vivemos uma nova etapa da era digital, na qual grande parte do conhecimento é amplamente acessível. Nesse contexto, torna-se fundamental orientar os estudantes conectados diariamente a essas redes sociais, a fim de instigá-los a utilizar esses recursos não apenas para interação social, mas também como ferramentas que favoreçam o ensino e a aprendizagem. Assim, busca-se transformar os estudantes em pesquisadores e protagonistas de suas próprias criações, aproveitando as facilidades proporcionadas pela WEB 2.0 no ambiente educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11323_TB6850_22042025100333.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELY LOPES SOARES DA ROSA MANSILLA" "autor_nome_curto" => "ROSELY" "autor_email" => "roselymansilla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134020 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6850 "inscrito_id" => 11323 "titulo" => "O USO DAS REDES SOCIAIS INSTAGRAM E FACEBOOK NAS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar e identificar estratégias para a utilização das redes sociais Instagram e Facebook no ensino da disciplina de Língua Portuguesa, com a finalidade de aprimorar o desempenho dos estudantes nas atividades didático-pedagógicas desse componente curricular. Para tanto, optou-se por uma pesquisa descritiva, baseada na análise de fontes primárias e secundárias. Além disso, pretende-se observar o nível de conectividade dos estudantes nas redes sociais Instagram e Facebook, por meio de uma abordagem quantitativa. Dessa forma, o objetivo geral do estudo consiste em analisar as possibilidades didático-pedagógicas que as redes sociais Instagram e Facebook oferecem para o ensino de Língua Portuguesa. Para atender a essa proposta, foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) Investigar as funcionalidades do Instagram e do Facebook que podem subsidiar sua utilização no ensino da disciplina; b) Estimular a participação ativa dos estudantes, considerando o protagonismo estudantil e o incentivo à pesquisa; c) Avaliar o impacto do uso dessas plataformas no processo de pesquisa e no envolvimento dos estudantes na assimilação dos conteúdos estudados e vivenciados. Observa-se que vivemos uma nova etapa da era digital, na qual grande parte do conhecimento é amplamente acessível. Nesse contexto, torna-se fundamental orientar os estudantes conectados diariamente a essas redes sociais, a fim de instigá-los a utilizar esses recursos não apenas para interação social, mas também como ferramentas que favoreçam o ensino e a aprendizagem. Assim, busca-se transformar os estudantes em pesquisadores e protagonistas de suas próprias criações, aproveitando as facilidades proporcionadas pela WEB 2.0 no ambiente educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11323_TB6850_22042025100333.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELY LOPES SOARES DA ROSA MANSILLA" "autor_nome_curto" => "ROSELY" "autor_email" => "roselymansilla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }