Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA - PB SOBRE AS PLANTAS E O ENSINO DE BOTÂNICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134004
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6830
    "inscrito_id" => 3800
    "titulo" => "CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA - PB SOBRE AS PLANTAS E O ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "As plantas são seres vivos de extrema importância para o equilíbrio do planeta e manutenção da vida, entretanto, costumam ser pouco percebidas no ambiente e, geralmente, são vistas de uma forma antropocêntrica. O presente estudo teve como objetivo compreender a percepção de 221 estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de escola pública localizada em João Pessoa – PB. O trabalho foi conduzido ao longo do mês de março de 2024. Para tal, utilizamos a pesquisa quali-quantitativa com a aplicação de um questionário contendo questões referentes às plantas. Os resultados obtidos, com o questionário, revelaram que os estudantes possuem uma visão antropocêntrica utilitarista sobre as plantas, definindo-as usando características morfofisiológicas. Foi indicado, também, que a TV e a internet são os locais onde eles obtêm mais informações acerca das plantas. Apesar de uma visão ainda equivocada sobre as plantas, apenas 10,3% dos estudantes afirmam não gostar de botânica. Por outro lado, quando perguntado sobre a importância da botânica para sua formação, 52% afirmaram ser importante, 42% acreditam que não irão usar no dia a dia e 2% que não deveriam estudar esse conteúdo. Outra questão importante foi com relação às dificuldades apontadas pelos estudantes acerca do processo de ensino e aprendizagem de botânica, a maioria apontou falta de laboratórios e aulas práticas. Nomenclatura complexa, foi a quarta maior dificuldade, desmistificando a ideia de o ensino da botânica ser pouco atrativo aos estudantes, devido a quantidade de termos de difícil entendimento. Por fim, ao serem questionados sobre o que indicariam para melhorar as aulas de botânica, 71% apontaram aulas práticas e fora da sala de aula. Concluímos, com esse trabalho, que o melhor entendimento sobre as plantas será alcançado aplicando os conteúdos de forma dinâmica, associado aos temas transversais e de forma interdisciplinar, como proposto pela BNCC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3800_TB6830_08042025230248.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDIELLY SOUSA NUNES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JARDIELLY SOUSA"
    "autor_email" => "jardielly.sousaufpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134004
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6830
    "inscrito_id" => 3800
    "titulo" => "CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA - PB SOBRE AS PLANTAS E O ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "As plantas são seres vivos de extrema importância para o equilíbrio do planeta e manutenção da vida, entretanto, costumam ser pouco percebidas no ambiente e, geralmente, são vistas de uma forma antropocêntrica. O presente estudo teve como objetivo compreender a percepção de 221 estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de escola pública localizada em João Pessoa – PB. O trabalho foi conduzido ao longo do mês de março de 2024. Para tal, utilizamos a pesquisa quali-quantitativa com a aplicação de um questionário contendo questões referentes às plantas. Os resultados obtidos, com o questionário, revelaram que os estudantes possuem uma visão antropocêntrica utilitarista sobre as plantas, definindo-as usando características morfofisiológicas. Foi indicado, também, que a TV e a internet são os locais onde eles obtêm mais informações acerca das plantas. Apesar de uma visão ainda equivocada sobre as plantas, apenas 10,3% dos estudantes afirmam não gostar de botânica. Por outro lado, quando perguntado sobre a importância da botânica para sua formação, 52% afirmaram ser importante, 42% acreditam que não irão usar no dia a dia e 2% que não deveriam estudar esse conteúdo. Outra questão importante foi com relação às dificuldades apontadas pelos estudantes acerca do processo de ensino e aprendizagem de botânica, a maioria apontou falta de laboratórios e aulas práticas. Nomenclatura complexa, foi a quarta maior dificuldade, desmistificando a ideia de o ensino da botânica ser pouco atrativo aos estudantes, devido a quantidade de termos de difícil entendimento. Por fim, ao serem questionados sobre o que indicariam para melhorar as aulas de botânica, 71% apontaram aulas práticas e fora da sala de aula. Concluímos, com esse trabalho, que o melhor entendimento sobre as plantas será alcançado aplicando os conteúdos de forma dinâmica, associado aos temas transversais e de forma interdisciplinar, como proposto pela BNCC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3800_TB6830_08042025230248.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDIELLY SOUSA NUNES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JARDIELLY SOUSA"
    "autor_email" => "jardielly.sousaufpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As plantas são seres vivos de extrema importância para o equilíbrio do planeta e manutenção da vida, entretanto, costumam ser pouco percebidas no ambiente e, geralmente, são vistas de uma forma antropocêntrica. O presente estudo teve como objetivo compreender a percepção de 221 estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de escola pública localizada em João Pessoa – PB. O trabalho foi conduzido ao longo do mês de março de 2024. Para tal, utilizamos a pesquisa quali-quantitativa com a aplicação de um questionário contendo questões referentes às plantas. Os resultados obtidos, com o questionário, revelaram que os estudantes possuem uma visão antropocêntrica utilitarista sobre as plantas, definindo-as usando características morfofisiológicas. Foi indicado, também, que a TV e a internet são os locais onde eles obtêm mais informações acerca das plantas. Apesar de uma visão ainda equivocada sobre as plantas, apenas 10,3% dos estudantes afirmam não gostar de botânica. Por outro lado, quando perguntado sobre a importância da botânica para sua formação, 52% afirmaram ser importante, 42% acreditam que não irão usar no dia a dia e 2% que não deveriam estudar esse conteúdo. Outra questão importante foi com relação às dificuldades apontadas pelos estudantes acerca do processo de ensino e aprendizagem de botânica, a maioria apontou falta de laboratórios e aulas práticas. Nomenclatura complexa, foi a quarta maior dificuldade, desmistificando a ideia de o ensino da botânica ser pouco atrativo aos estudantes, devido a quantidade de termos de difícil entendimento. Por fim, ao serem questionados sobre o que indicariam para melhorar as aulas de botânica, 71% apontaram aulas práticas e fora da sala de aula. Concluímos, com esse trabalho, que o melhor entendimento sobre as plantas será alcançado aplicando os conteúdos de forma dinâmica, associado aos temas transversais e de forma interdisciplinar, como proposto pela BNCC.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.