Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO PELA VIA DA IMAGINAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DAS FÁBULAS DO ESOPO E DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições das fábulas de Esopo e dos contos de fadas como recurso pedagógico para a formação do imaginário infantil. A pesquisa adota uma abordagem teórico-analítica, estabelecendo conexões entre os conceitos de diferentes pensadores e suas ideias, especialmente no que tange à importância do imaginário na educação infantil. Sob a perspectiva de Frye, o estudo destaca como as narrativas literárias atuam na construção simbólica da imaginação e na formação do universo infantil. Ao apresentar um panorama histórico, são discutidas as fábulas de Esopo, os contos de fadas e o surgimento da literatura infantil, enfatizando os elementos simbólicos que permeiam essas narrativas e sua relação com a construção de valores e da autonomia moral das crianças. Nesse contexto, a pesquisa também apresenta os aspectos psicológicos e emocionais dessas histórias, ressaltando seu papel na mediação dos processos de desenvolvimento e aprendizado. Além do embasamento teórico, este estudo incorpora a análise do Programa Residência Pedagógica como objeto de pesquisa e experiência prática. Por meio das atividades desenvolvidas no programa e nos estágios supervisionados na Educação Infantil, é possível refletir sobre a aplicação intencional das fábulas e contos de fadas no ambiente escolar, evidenciando suas contribuições efetivas para o desenvolvimento do imaginário infantil. As vivências pedagógicas, alinhadas às ideias dos autores estudados, reforçam a importância de uma prática educacional pautada no uso criativo e imaginativo da literatura. Por fim, o trabalho ressalta a relevância de pesquisas que abordem o imaginário como elemento fundamental na educação infantil e a necessidade de um olhar sensível e atento ao universo das crianças. As fábulas de Esopo e os contos de fadas emergem, assim, como pilares essenciais no processo educativo, oferecendo um caminho fecundo para o aprender imaginativo e o desenvolvimento integral das crianças.

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