Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: MUSEU DO MAR DO DELTA DO PARNAÍBA COMO MEIO DE ENSINO DE BIOLOGIA E BIODIVERSIDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A utilização de novas abordagens educacionais para o ensino tem sido paulatinamente mais encorajada, e os meios não formais de ensino têm se mostrado uma alternativa cada vez mais eficaz. Caracterizado como um espaço não formal institucionalizado, um museu é uma forma lúdica de aprendizado, onde se pode conectar o passado, presente e futuro, bem como, diferentes esferas de conhecimento. Dado o exposto, presente trabalho busca apresentar a importância da instituição Museu do Mar do Delta do Parnaíba como uma instituição de aprendizado que auxilia no ensino-aprendizagem das ciências, especificamente no ensino da biodiversidade da área da Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba. A instituição carrega o título de maior museu em extensão do estado do Piauí com aproximadamente 1000 m² devido sua construção arquitetônica do século XVIII e é uma das poucas neste formato na cidade de Parnaíba, recebendo em média de 89.000 visitantes anualmente, dentre eles escolas, visitantes independentes e grupos de visita. Conta também com um acervo com peças que representam as bases do Delta, tais como as pessoas que vivem e tiram o sustento da região, a natureza que abriga animais que são essenciais na manutenção de ecossistemas, e a história das embarcações, que contribuíram para o desenvolvimento econômico do território. Tal documento busca apresentar a experiência de um futuro licenciado em Ciências Biológicas neste espaço de educação não formal. Dado o exposto, se faz necessário fomentar a existência e manutenção dessas instituições não formais, tais como planetários, zoológicos e museus, como abordado no presente trabalho, para a ampliação do alcance da educação e democratização do ensino.

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