Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVER A VIDA: PRÁTICAS EDUCACIONAIS INTERGERACIONAIS ENTRE CRIANÇAS E PESSOAS IDOSAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este resumo tem como objetivo apresentar reflexões sobre práticas educativas intergeracionais, a partir da experiência das Oficinas Viver a Vida: Intergeracionalidade, realizado no âmbito do Projeto Longevidade: Articulação e Promoção do Envelhecimento Ativo nas ILPIs de Recife, em 2024, por meio de uma parceria entre a Escola Municipal Pro-Menor, Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC) e a Instituição de Longa Permanência para pessoas idosas (ILPI) Lar Batista para Anciãos. O projeto foi implementado buscando proporcionar às crianças e às pessoas idosas práticas pedagógicas baseadas no respeito, na convivência e no aprendizado das diferenças e diversidades de forma ética e humanizada numa perspectiva intergeracional. Enquanto referencial teórico-meotológico, a Educação Popular de Paulo Freire (2015), com o reconhecimento da possibilidade dos sonhos e de que que todo o nosso esforço e luta para criação de uma sociedade justa e igualitária não se limita ao tempo presente, exigindo a participação das gerações futuras, articulada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ao Estatuto Nacional da Pessoa Idosa. Por meio de diversas práticas de oralidade, leitura e escrita, crianças e pessoas idosas trocaram cartas, bilhetes, áudios, vídeos, desenhos, participaram de visitas técnicas a ILPI e a escola, resultando no estabelecimento de vínculos afetivos, melhorias nas condições socioemocionais dos sujeitos participantes, avanços significativos na aprendizagem, sobretudo, do respeito às diferenças, cidadania e direitos humanos.

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