LETRAMENTO LITERÁRIO E INCLUSÃO: UM DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O ENSINO RELIGIOSO
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A pesquisa-ação foi realizada em uma turma de 4° ano, composta por 27 alunos, de uma escola pública do município de Natal/Rio Grande do Norte a partir de um projeto intitulado “Me reconhecendo no outro” entre a disciplina de Ensino Religioso e Educação Física. Através da leitura do livro “As aventuras de Yara no planeta oculares”, os discentes foram incentivados a investigar se há na escola dispositivos de inclusão para alunos com necessidades específicas, do acesso às salas de aula aos espaços de lazer. O recolhimento dos dados para análise qualitativa foi realizado por meio de anotações escritas pelos docentes em relatório, apreensões subjetivas dos educandos durante a atividade, bem como registros audiovisuais pré-autorizados pelo comitê de ética da escola. O trabalho dialoga com os princípios da Base Nacional Comum Curricular, o letramento literário, a inclusão e a formação da identidade no contexto escolar. 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