QUEM PUBLICA, O QUÊ E ONDE? UM RETRATO BIBLIOMÉTRICO SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO (2014-2024)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133958 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6768 "inscrito_id" => 72 "titulo" => "QUEM PUBLICA, O QUÊ E ONDE? UM RETRATO BIBLIOMÉTRICO SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO (2014-2024)" "resumo" => "A presente pesquisa tem como intuito realizar uma análise bibliométrica da produção científica relacionada à transformação digital na educação básica acerca das publicações na base de dados da Scopus com um recorte temporal de 2014 a 2024. A metodologia baseia-se em uma abordagem quantitativa com a finalidade de analisar fenômenos mensuráveis e estabelecer relações entre variáveis (Mattar; Ramos, 2021), utilizando as técnicas do mapeamento bibliométrico, como ferramenta de apoio para explorar padrões, impactos e temáticas recorrentes. Além disso, a sistematização dos dados foi realizada através do software VOSviewer, analisando 21 trabalhos, incluindo artigos e capítulos de livros. As análises indicam uma crescente no número de publicações entre 2023 e 2024. Autores como Iivari, Sharma e Venta-Olkkonen (2020) demonstraram-se com maior número de citações em uma única publicação, enquanto instituições como a Universidade de Lisboa (ULisboa), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Barcelona (UB) destacam-se entre as mais atuantes neste panorama. Além disso, as palavras-chave com mais recorrência demonstram-se em “digital technology”, “education”, “teacher training” e “digital transformation”, resultando o foco nos impactos das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Considera-se que a análise realizada revelou dados significativos e permitiu identificar os principais agentes, tendências temáticas e padrões de publicação que contribuem e auxiliam na compreensão das produções científicas em evidência da última década. Dessa forma, a pesquisa qualitativa se mostra eficaz para mapear o cenário científico educacional de maneira objetiva e capaz de oferecer subsídios para estudos futuros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID72_TB6768_09052025224847.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELI CRISTIANI SCHROEDER CASTILHO" "autor_nome_curto" => "GRACIELI" "autor_email" => "gracielicristiani@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133958 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6768 "inscrito_id" => 72 "titulo" => "QUEM PUBLICA, O QUÊ E ONDE? UM RETRATO BIBLIOMÉTRICO SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO (2014-2024)" "resumo" => "A presente pesquisa tem como intuito realizar uma análise bibliométrica da produção científica relacionada à transformação digital na educação básica acerca das publicações na base de dados da Scopus com um recorte temporal de 2014 a 2024. A metodologia baseia-se em uma abordagem quantitativa com a finalidade de analisar fenômenos mensuráveis e estabelecer relações entre variáveis (Mattar; Ramos, 2021), utilizando as técnicas do mapeamento bibliométrico, como ferramenta de apoio para explorar padrões, impactos e temáticas recorrentes. Além disso, a sistematização dos dados foi realizada através do software VOSviewer, analisando 21 trabalhos, incluindo artigos e capítulos de livros. As análises indicam uma crescente no número de publicações entre 2023 e 2024. Autores como Iivari, Sharma e Venta-Olkkonen (2020) demonstraram-se com maior número de citações em uma única publicação, enquanto instituições como a Universidade de Lisboa (ULisboa), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Barcelona (UB) destacam-se entre as mais atuantes neste panorama. Além disso, as palavras-chave com mais recorrência demonstram-se em “digital technology”, “education”, “teacher training” e “digital transformation”, resultando o foco nos impactos das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Considera-se que a análise realizada revelou dados significativos e permitiu identificar os principais agentes, tendências temáticas e padrões de publicação que contribuem e auxiliam na compreensão das produções científicas em evidência da última década. Dessa forma, a pesquisa qualitativa se mostra eficaz para mapear o cenário científico educacional de maneira objetiva e capaz de oferecer subsídios para estudos futuros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID72_TB6768_09052025224847.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELI CRISTIANI SCHROEDER CASTILHO" "autor_nome_curto" => "GRACIELI" "autor_email" => "gracielicristiani@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }