INSERÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA DOCENTES APLICADAS NO CENTRO DE ENSINO PROFESSORA MARCELINA NÓIA ALVES (ALTO ALEGRE DO PINDARÉ, MARANHÃO)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133920 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6718 "inscrito_id" => 13909 "titulo" => "INSERÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA DOCENTES APLICADAS NO CENTRO DE ENSINO PROFESSORA MARCELINA NÓIA ALVES (ALTO ALEGRE DO PINDARÉ, MARANHÃO)" "resumo" => "O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa monográfica que analisou a inserção de ferramentas digitais para docentes e discentes aplicadas no Centro de Ensino Professora Marcelina Nóia Alves no município de Alto Alegre do Pindaré-Maranhão. Tais ferramentas impulsionaram a interação de professores e alunos no mundo digital de maneira mais imersiva na sala de aula no âmbito escolar. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliogrgráfica e documental. Utilizou-se, questionários estruturados com docentes e discentes, além de observações sistematizadas no diário de campo realizadas no ambiente escolar. Nesse sentido, a pergunta norteadora foi: como as ferramentas digitais subsidiaram os professores do Centro de Ensino Professora Marcelina Nóia Alves no município de Alto Alegre do Pindaré-Maranhão no processo ensino-aprendizagem? Para responder tal questão, buscou-se as contribuições de autores como: Tori (2016), Kensky (2012), Prensky (2010), Santos (2009), dentre outros que subsidiaram o estudo em questão. Cabe ressaltar, ainda, que os documentos oficiais do Sistema Nacional Brasileiro publicados pelo Ministério foram utilizados. Os resultados revelaram que, apesar de a escola possuir alguns recursos tecnológicos básicos, os docentes enfrentam dificuldades significativas decorrentes de insuficiências na formação inicial e continuada, além de limitações na infraestrutura. Entre os principais desafios identificados, destaca-se a falta de domínio de ferramentas digitais e o baixo suporte técnico. Com base nos dados obtidos, o estudo propõe estratégias de formação docente que dialoguem com a realidade e as necessidades específicas da escola, contribuindo para a ampliação das competências digitais dos professores e para uma integração mais eficaz das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13909_TB6718_08042025223247.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "REGINA OLIVEIRA" "autor_email" => "reginaoliveira1014@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133920 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6718 "inscrito_id" => 13909 "titulo" => "INSERÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA DOCENTES APLICADAS NO CENTRO DE ENSINO PROFESSORA MARCELINA NÓIA ALVES (ALTO ALEGRE DO PINDARÉ, MARANHÃO)" "resumo" => "O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa monográfica que analisou a inserção de ferramentas digitais para docentes e discentes aplicadas no Centro de Ensino Professora Marcelina Nóia Alves no município de Alto Alegre do Pindaré-Maranhão. Tais ferramentas impulsionaram a interação de professores e alunos no mundo digital de maneira mais imersiva na sala de aula no âmbito escolar. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliogrgráfica e documental. Utilizou-se, questionários estruturados com docentes e discentes, além de observações sistematizadas no diário de campo realizadas no ambiente escolar. Nesse sentido, a pergunta norteadora foi: como as ferramentas digitais subsidiaram os professores do Centro de Ensino Professora Marcelina Nóia Alves no município de Alto Alegre do Pindaré-Maranhão no processo ensino-aprendizagem? Para responder tal questão, buscou-se as contribuições de autores como: Tori (2016), Kensky (2012), Prensky (2010), Santos (2009), dentre outros que subsidiaram o estudo em questão. Cabe ressaltar, ainda, que os documentos oficiais do Sistema Nacional Brasileiro publicados pelo Ministério foram utilizados. Os resultados revelaram que, apesar de a escola possuir alguns recursos tecnológicos básicos, os docentes enfrentam dificuldades significativas decorrentes de insuficiências na formação inicial e continuada, além de limitações na infraestrutura. Entre os principais desafios identificados, destaca-se a falta de domínio de ferramentas digitais e o baixo suporte técnico. Com base nos dados obtidos, o estudo propõe estratégias de formação docente que dialoguem com a realidade e as necessidades específicas da escola, contribuindo para a ampliação das competências digitais dos professores e para uma integração mais eficaz das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13909_TB6718_08042025223247.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "REGINA OLIVEIRA" "autor_email" => "reginaoliveira1014@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }