DOS OLHARES À PRÁTICA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PIBID-QUÍMICA CCA/UFPB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133887 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6670 "inscrito_id" => 13758 "titulo" => "DOS OLHARES À PRÁTICA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PIBID-QUÍMICA CCA/UFPB" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como um de seus objetivos inserir os licenciandos no cotidiano das escolas públicas de educação básica. A iniciativa proporciona aos futuros docentes a oportunidade de vivenciar e participar de experiências pedagógicas interdisciplinares, alinhadas com as demandas reais da sala de aula, como a “observação participante”. Essa prática, realizada com o acompanhamento dos professores supervisores, permite que os/as pibidianos/as investiguem os contextos de ensino e aprendizagem durante as aulas. Entendida como um olhar atento e crítico, a observação é fundamental na formação docente, pois possibilita o registro de características e comportamentos do ambiente escolar, contribuindo para a compreensão dos padrões pedagógicos que permeiam a prática docente. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas pelos pibidianos, autores deste artigo, durante o período de observação. O estudo foi conduzido entre os meses de fevereiro e março, com turmas das três séries do ensino médio de uma escola estadual localizada na cidade de Areia – PB, parceira do subprojeto. Como instrumento de registro, utilizaram-se cadernos de campo. Com base nas observações, identificamos uma melhoria significativa na estrutura da escola. Antes localizada em um prédio alugado, com limitações de espaço e ventilação, a instituição passou a funcionar em um novo prédio, mais amplo e bem equipado, com salas climatizadas, biblioteca, auditório e refeitório. Entretanto, o número reduzido de salas resultou na junção de turmas de uma mesma série. No contexto das aulas de Química, embora ainda prevaleça uma abordagem tradicional, o professor supervisor tem utilizado recursos como televisão e celular. Notamos também diferenças na participação dos alunos entre as turmas, o que associamos ao perfil dos estudantes, ao interesse pelo conteúdo e à quantidade de alunos em sala. Essas vivências favoreceram reflexões críticas sobre o cotidiano escolar e seus desafios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13758_TB6670_08042025222044.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDILSON FIDELIS LAURENTINO" "autor_nome_curto" => "EDDYNHO FIDELIS" "autor_email" => "jedilsom5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133887 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6670 "inscrito_id" => 13758 "titulo" => "DOS OLHARES À PRÁTICA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PIBID-QUÍMICA CCA/UFPB" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como um de seus objetivos inserir os licenciandos no cotidiano das escolas públicas de educação básica. A iniciativa proporciona aos futuros docentes a oportunidade de vivenciar e participar de experiências pedagógicas interdisciplinares, alinhadas com as demandas reais da sala de aula, como a “observação participante”. Essa prática, realizada com o acompanhamento dos professores supervisores, permite que os/as pibidianos/as investiguem os contextos de ensino e aprendizagem durante as aulas. Entendida como um olhar atento e crítico, a observação é fundamental na formação docente, pois possibilita o registro de características e comportamentos do ambiente escolar, contribuindo para a compreensão dos padrões pedagógicos que permeiam a prática docente. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas pelos pibidianos, autores deste artigo, durante o período de observação. O estudo foi conduzido entre os meses de fevereiro e março, com turmas das três séries do ensino médio de uma escola estadual localizada na cidade de Areia – PB, parceira do subprojeto. Como instrumento de registro, utilizaram-se cadernos de campo. Com base nas observações, identificamos uma melhoria significativa na estrutura da escola. Antes localizada em um prédio alugado, com limitações de espaço e ventilação, a instituição passou a funcionar em um novo prédio, mais amplo e bem equipado, com salas climatizadas, biblioteca, auditório e refeitório. Entretanto, o número reduzido de salas resultou na junção de turmas de uma mesma série. No contexto das aulas de Química, embora ainda prevaleça uma abordagem tradicional, o professor supervisor tem utilizado recursos como televisão e celular. Notamos também diferenças na participação dos alunos entre as turmas, o que associamos ao perfil dos estudantes, ao interesse pelo conteúdo e à quantidade de alunos em sala. Essas vivências favoreceram reflexões críticas sobre o cotidiano escolar e seus desafios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13758_TB6670_08042025222044.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDILSON FIDELIS LAURENTINO" "autor_nome_curto" => "EDDYNHO FIDELIS" "autor_email" => "jedilsom5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }