CURRÍCULO BRASILEIRO DE MATEMÁTICA AFROCENTRADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135256 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8752 "inscrito_id" => 18676 "titulo" => "CURRÍCULO BRASILEIRO DE MATEMÁTICA AFROCENTRADO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma relação entre habilidades de matemática previstas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) para os anos finais do Ensino Fundamental e a construção de um currículo matemático afrocentrado. Nosso objetivo é apresentar sugestões de metodologias para o ensino de matemática que foquem na cultura africana rompendo com o modelo de ensino de matemática eurocentrado. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, tomamos como principais aportes teóricos: Chimamanda (2019), Silva (2017), Santos Júnior (2010), D`Ambrósio (2005) e Madhubuti (1990), para a compreensão de que o ensino de matemática afrocentrado necessita de uma abordagem pedagógica que busca integrar a história e a cultura africana, valorizando o conhecimento matemático produzido pelos povos africanos e afrodescendentes. Nesse sentido propomos atividades para o ensino fundamental que exploram conceitos de números, padrões algébricos e geométricos, estatísticas, grandezas e medidas por meio da cultura africana observada nos jogos tradicionais, na arquitetura, na história da matemática, nos tecidos africanos, em suas habitações e culinária, e ainda, nas árvores genealógicas, trazendo o continente africano para a sala de aula de matemática. Acreditamos que as propostas de atividades aqui apresentadas fazem valer a Lei nº 10.639/2003, documento jurídico e educacional, que impera na construção de um ambiente de aprendizagem verdadeiramente inclusivo, reflexivo e antirracista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18676_TB8752_23062025222839.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALERIA DE JESUS BARBOSA SOARES" "autor_nome_curto" => "WALERIA SOARES" "autor_email" => "walleriajotabes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135256 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8752 "inscrito_id" => 18676 "titulo" => "CURRÍCULO BRASILEIRO DE MATEMÁTICA AFROCENTRADO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma relação entre habilidades de matemática previstas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) para os anos finais do Ensino Fundamental e a construção de um currículo matemático afrocentrado. Nosso objetivo é apresentar sugestões de metodologias para o ensino de matemática que foquem na cultura africana rompendo com o modelo de ensino de matemática eurocentrado. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, tomamos como principais aportes teóricos: Chimamanda (2019), Silva (2017), Santos Júnior (2010), D`Ambrósio (2005) e Madhubuti (1990), para a compreensão de que o ensino de matemática afrocentrado necessita de uma abordagem pedagógica que busca integrar a história e a cultura africana, valorizando o conhecimento matemático produzido pelos povos africanos e afrodescendentes. Nesse sentido propomos atividades para o ensino fundamental que exploram conceitos de números, padrões algébricos e geométricos, estatísticas, grandezas e medidas por meio da cultura africana observada nos jogos tradicionais, na arquitetura, na história da matemática, nos tecidos africanos, em suas habitações e culinária, e ainda, nas árvores genealógicas, trazendo o continente africano para a sala de aula de matemática. Acreditamos que as propostas de atividades aqui apresentadas fazem valer a Lei nº 10.639/2003, documento jurídico e educacional, que impera na construção de um ambiente de aprendizagem verdadeiramente inclusivo, reflexivo e antirracista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18676_TB8752_23062025222839.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALERIA DE JESUS BARBOSA SOARES" "autor_nome_curto" => "WALERIA SOARES" "autor_email" => "walleriajotabes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }