A APLICAÇÃO DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA (ABA) NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133825 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6586 "inscrito_id" => 3984 "titulo" => "A APLICAÇÃO DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA (ABA) NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)." "resumo" => "O artigo explora a contribuição da Análise Comportamental Aplicada (ABA) no tratamento e no de habilidades em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ABA é uma abordagem da psicologia comportamental voltada para a modificação de comportamentos socialmente relevantes, sendo amplamente utilizada para promover avanços cognitivos, sociais e adaptativos em crianças com autismo. A pesquisa busca responder: como a Análise Comportamental Aplicada (ABA) pode ser utilizada de forma eficaz no desenvolvimento de crianças com TEA, considerando os desafios encontrados em contextos educacionais e terapêuticos? O objetivo geral do estudo é analisar a eficácia da ABA nesse processo de desenvolvimento, considerando tanto os benefícios observados quanto as dificuldades práticas enfrentadas em sua aplicação. O artigo também aprofunda os impactos da ABA na rotina das crianças, analisando como a consistência das intervenções, a individualização dos planos terapêuticos e o envolvimento das famílias influenciam os resultados. Além disso, destaca-se a importância da colaboração entre profissionais da educação e da saúde para garantir uma abordagem integrada, respeitosa e eficaz, capaz de promover o desenvolvimento global da criança com TEA. A metodologia utilizada é bibliográfica, fundamentada em obras e estudos de autores relevantes como Skinner, Lovaas, Mantoan, Mesibov e Shea. Esses autores fornecem embasamento tanto para os princípios da ABA quanto para reflexões sobre a inclusão escolar de crianças com TEA. O estudo busca, portanto, oferecer uma visão abrangente sobre a aplicação da ABA, evidenciando tanto seu potencial quanto os desafios práticos e éticos envolvidos no processo de intervenção comportamental com crianças autistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3984_TB6586_08042025215927.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEANE DE ANDRADE PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "GEANE" "autor_email" => "geaneandrade.p@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133825 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6586 "inscrito_id" => 3984 "titulo" => "A APLICAÇÃO DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA (ABA) NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)." "resumo" => "O artigo explora a contribuição da Análise Comportamental Aplicada (ABA) no tratamento e no de habilidades em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ABA é uma abordagem da psicologia comportamental voltada para a modificação de comportamentos socialmente relevantes, sendo amplamente utilizada para promover avanços cognitivos, sociais e adaptativos em crianças com autismo. A pesquisa busca responder: como a Análise Comportamental Aplicada (ABA) pode ser utilizada de forma eficaz no desenvolvimento de crianças com TEA, considerando os desafios encontrados em contextos educacionais e terapêuticos? O objetivo geral do estudo é analisar a eficácia da ABA nesse processo de desenvolvimento, considerando tanto os benefícios observados quanto as dificuldades práticas enfrentadas em sua aplicação. O artigo também aprofunda os impactos da ABA na rotina das crianças, analisando como a consistência das intervenções, a individualização dos planos terapêuticos e o envolvimento das famílias influenciam os resultados. Além disso, destaca-se a importância da colaboração entre profissionais da educação e da saúde para garantir uma abordagem integrada, respeitosa e eficaz, capaz de promover o desenvolvimento global da criança com TEA. A metodologia utilizada é bibliográfica, fundamentada em obras e estudos de autores relevantes como Skinner, Lovaas, Mantoan, Mesibov e Shea. Esses autores fornecem embasamento tanto para os princípios da ABA quanto para reflexões sobre a inclusão escolar de crianças com TEA. O estudo busca, portanto, oferecer uma visão abrangente sobre a aplicação da ABA, evidenciando tanto seu potencial quanto os desafios práticos e éticos envolvidos no processo de intervenção comportamental com crianças autistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3984_TB6586_08042025215927.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEANE DE ANDRADE PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "GEANE" "autor_email" => "geaneandrade.p@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }