Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO MÉDIO POTIGUAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A defasagem na aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio é um desafio educacional que se intensificou com os impactos da pandemia de Covid-19. Nesse contexto, o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, lançado pelo Ministério da Educação, propõe diretrizes para mitigar os prejuízos causados à formação dos estudantes, especialmente no desenvolvimento das competências linguísticas. Diante desse contexto, este trabalho aborda a seguinte questão: de que forma a teoria especializada aborda o conceito de recomposição da aprendizagem e como essa abordagem se vincula ao desenvolvimento das competências linguísticas no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio? Para tanto, o objetivo geral deste trabalho é analisar as abordagens teóricas da recomposição da aprendizagem e a sua relação com o desenvolvimento das competências linguísticas no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio Potiguar. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, que conforme Gil (2008), refere-se a um tipo de estudo baseado na análise de publicações acadêmicas vinculadas à literatura especializada para a sistematização do conhecimento sobre um determinado tema. A principal base teórica do estudo fundamenta-se em autores como Soares (2004), Kleiman (2005) e Rojo (2012), que abordam o ensino de Língua Portuguesa sob a perspectiva do letramento e das práticas discursivas. Portanto, uma vez que esta investigação está em estágio inicial, este trabalho é um primeiro passo na construção do referencial teórico que será incorporado ao Projeto de Tese do Doutorado, que pode lançar luz à discussão sobre os desafios e as possibilidades da recomposição da aprendizagem no Ensino Médio Potiguar, que é o meu contexto específico de pesquisa.

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