SEJAM BEM-VINDOS AO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LABOMAT) DA UESB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133822 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6583 "inscrito_id" => 15164 "titulo" => "SEJAM BEM-VINDOS AO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LABOMAT) DA UESB" "resumo" => "Você conhece algum Laboratório de Ensino de Matemática? Esses espaços formativos contribuem com a formação de professores (as) de matemática, seja na formação inicial, como também na formação continuada, por conta da articulação entre teoria e prática na produção do conhecimento matemático, seja na resolução de problemas, nas práticas de ensino, nas estratégias didático-pedagógicas e nas metodologias que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Frente a isso, com esta escrita temos como objetivo apresentar e refletir sobre o impacto do Laboratório de Ensino de Matemática (Labomat) na formação de futuros (as) professores (as) de matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Por Labomat, estamos considerando-o como espaço físico e ação extensionista, com foco na promoção de ações na formação de professores, a partir da parceria entre universidade, escola e comunidade, seja por meio de oficinas matemáticas, minicursos, seminários de pesquisa, grupos de estudo, produção de materiais didáticos e demais ações de extensão, com vistas a uma formação docente crítica, reflexiva e inovadora. Como aportes teóricos, dialogamos com o campo de estudos da educação matemática, com vistas para o laboratório na formação de professores que ensinam matemática. Como metodologia, adotamos uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de produção de dados os questionários aplicados durante as nossas atividades e entrevistas com professores em formação e atuação, além dos registros em diários produzidos com as ações. Os resultados preliminares sinalizam a importância do laboratório na formação de (futuros) professores de matemática, bem como a potência das ações extencionistas, como forma de valorização dos conhecimentos matemáticos. De maneira mais específica, percebemos um laboratório vivo, que se materializa em nossas ações e, por isso, impacta significativamente o curso de licenciatura em matemática da UESB e a comunidade de Vitória da Conquista - Bahia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15164_TB6583_22042025215955.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "THALITA" "autor_email" => "thalita.souza1818@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133822 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6583 "inscrito_id" => 15164 "titulo" => "SEJAM BEM-VINDOS AO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LABOMAT) DA UESB" "resumo" => "Você conhece algum Laboratório de Ensino de Matemática? Esses espaços formativos contribuem com a formação de professores (as) de matemática, seja na formação inicial, como também na formação continuada, por conta da articulação entre teoria e prática na produção do conhecimento matemático, seja na resolução de problemas, nas práticas de ensino, nas estratégias didático-pedagógicas e nas metodologias que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Frente a isso, com esta escrita temos como objetivo apresentar e refletir sobre o impacto do Laboratório de Ensino de Matemática (Labomat) na formação de futuros (as) professores (as) de matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Por Labomat, estamos considerando-o como espaço físico e ação extensionista, com foco na promoção de ações na formação de professores, a partir da parceria entre universidade, escola e comunidade, seja por meio de oficinas matemáticas, minicursos, seminários de pesquisa, grupos de estudo, produção de materiais didáticos e demais ações de extensão, com vistas a uma formação docente crítica, reflexiva e inovadora. Como aportes teóricos, dialogamos com o campo de estudos da educação matemática, com vistas para o laboratório na formação de professores que ensinam matemática. Como metodologia, adotamos uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de produção de dados os questionários aplicados durante as nossas atividades e entrevistas com professores em formação e atuação, além dos registros em diários produzidos com as ações. Os resultados preliminares sinalizam a importância do laboratório na formação de (futuros) professores de matemática, bem como a potência das ações extencionistas, como forma de valorização dos conhecimentos matemáticos. De maneira mais específica, percebemos um laboratório vivo, que se materializa em nossas ações e, por isso, impacta significativamente o curso de licenciatura em matemática da UESB e a comunidade de Vitória da Conquista - Bahia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15164_TB6583_22042025215955.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "THALITA" "autor_email" => "thalita.souza1818@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }