Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEJAM BEM-VINDOS AO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LABOMAT) DA UESB

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133822
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6583
    "inscrito_id" => 15164
    "titulo" => "SEJAM BEM-VINDOS AO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LABOMAT) DA UESB"
    "resumo" => "Você conhece algum Laboratório de Ensino de Matemática? Esses espaços formativos contribuem com a formação de professores (as) de matemática, seja na formação inicial, como também na formação continuada, por conta da articulação entre teoria e prática na produção do conhecimento matemático, seja na resolução de problemas, nas práticas de ensino, nas estratégias didático-pedagógicas e nas metodologias que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Frente a isso, com esta escrita temos como objetivo apresentar e refletir sobre o impacto do Laboratório de Ensino de Matemática (Labomat) na formação de futuros (as) professores (as) de matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Por Labomat, estamos considerando-o como espaço físico e ação extensionista, com foco na promoção de ações na formação de professores, a partir da parceria entre universidade, escola e comunidade, seja por meio de oficinas matemáticas, minicursos, seminários de pesquisa, grupos de estudo, produção de materiais didáticos e demais ações de extensão, com vistas a uma formação docente crítica, reflexiva e inovadora. Como aportes teóricos, dialogamos com o campo de estudos da educação matemática, com vistas para o laboratório na formação de professores que ensinam matemática. Como metodologia, adotamos uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de produção de dados os questionários aplicados durante as nossas atividades e entrevistas com professores em formação e atuação, além dos registros em diários produzidos com as ações. Os resultados preliminares sinalizam a importância do laboratório na formação de (futuros) professores de matemática, bem como a potência das ações extencionistas, como forma de valorização dos conhecimentos matemáticos. De maneira mais específica, percebemos um laboratório vivo, que se materializa em nossas ações e, por isso, impacta significativamente o curso de licenciatura em matemática da UESB e a comunidade de Vitória da Conquista - Bahia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15164_TB6583_22042025215955.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "THALITA"
    "autor_email" => "thalita.souza1818@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133822
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6583
    "inscrito_id" => 15164
    "titulo" => "SEJAM BEM-VINDOS AO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LABOMAT) DA UESB"
    "resumo" => "Você conhece algum Laboratório de Ensino de Matemática? Esses espaços formativos contribuem com a formação de professores (as) de matemática, seja na formação inicial, como também na formação continuada, por conta da articulação entre teoria e prática na produção do conhecimento matemático, seja na resolução de problemas, nas práticas de ensino, nas estratégias didático-pedagógicas e nas metodologias que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Frente a isso, com esta escrita temos como objetivo apresentar e refletir sobre o impacto do Laboratório de Ensino de Matemática (Labomat) na formação de futuros (as) professores (as) de matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Por Labomat, estamos considerando-o como espaço físico e ação extensionista, com foco na promoção de ações na formação de professores, a partir da parceria entre universidade, escola e comunidade, seja por meio de oficinas matemáticas, minicursos, seminários de pesquisa, grupos de estudo, produção de materiais didáticos e demais ações de extensão, com vistas a uma formação docente crítica, reflexiva e inovadora. Como aportes teóricos, dialogamos com o campo de estudos da educação matemática, com vistas para o laboratório na formação de professores que ensinam matemática. Como metodologia, adotamos uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de produção de dados os questionários aplicados durante as nossas atividades e entrevistas com professores em formação e atuação, além dos registros em diários produzidos com as ações. Os resultados preliminares sinalizam a importância do laboratório na formação de (futuros) professores de matemática, bem como a potência das ações extencionistas, como forma de valorização dos conhecimentos matemáticos. De maneira mais específica, percebemos um laboratório vivo, que se materializa em nossas ações e, por isso, impacta significativamente o curso de licenciatura em matemática da UESB e a comunidade de Vitória da Conquista - Bahia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15164_TB6583_22042025215955.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "THALITA"
    "autor_email" => "thalita.souza1818@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Você conhece algum Laboratório de Ensino de Matemática? Esses espaços formativos contribuem com a formação de professores (as) de matemática, seja na formação inicial, como também na formação continuada, por conta da articulação entre teoria e prática na produção do conhecimento matemático, seja na resolução de problemas, nas práticas de ensino, nas estratégias didático-pedagógicas e nas metodologias que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Frente a isso, com esta escrita temos como objetivo apresentar e refletir sobre o impacto do Laboratório de Ensino de Matemática (Labomat) na formação de futuros (as) professores (as) de matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Por Labomat, estamos considerando-o como espaço físico e ação extensionista, com foco na promoção de ações na formação de professores, a partir da parceria entre universidade, escola e comunidade, seja por meio de oficinas matemáticas, minicursos, seminários de pesquisa, grupos de estudo, produção de materiais didáticos e demais ações de extensão, com vistas a uma formação docente crítica, reflexiva e inovadora. Como aportes teóricos, dialogamos com o campo de estudos da educação matemática, com vistas para o laboratório na formação de professores que ensinam matemática. Como metodologia, adotamos uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de produção de dados os questionários aplicados durante as nossas atividades e entrevistas com professores em formação e atuação, além dos registros em diários produzidos com as ações. Os resultados preliminares sinalizam a importância do laboratório na formação de (futuros) professores de matemática, bem como a potência das ações extencionistas, como forma de valorização dos conhecimentos matemáticos. De maneira mais específica, percebemos um laboratório vivo, que se materializa em nossas ações e, por isso, impacta significativamente o curso de licenciatura em matemática da UESB e a comunidade de Vitória da Conquista - Bahia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.