POR UMA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO PROEJA
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Diante do exposto trazemos como problemática de estudo, verificar em que dimensão os saberes e fazeres dos discentes do PROEJA, advindos do seu cotidiano podem proporcionar um melhor entendimento da matemática.Com o objetivo de averiguar em que medida a etnomatemática (matemática oriunda dos contextos de vida e cultura dos discentes) contribui para a melhoria do ensino aprendizagem. Como objetivos específicos temos: 1) Em que medida a etnomatemática está repercutindo na reconquista da confiança cultural na capacidade de se produzir Matemática no PROEJA. 2) Analisar os saberes (matemáticos) prévios dos discentes e como estão sendo apropriado pelo conhecimento escolar 3) Proporcionar aos docentes experimentar uma pedagogia com a perspectiva do ensino da matemática aplicada a partir do curso profissionalizante que estejam cursando, e do saber diário do discente.4) Possíveis implicações ou contribuições no ensino aprendizagem da matemática aplicada a cursos técnicos. 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