Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POR UMA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO PROEJA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo consiste numa reflexão: Por uma etnomatemática no ensino e aprendizagem do PROEJA (Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos). Diante do exposto trazemos como problemática de estudo, verificar em que dimensão os saberes e fazeres dos discentes do PROEJA, advindos do seu cotidiano podem proporcionar um melhor entendimento da matemática.Com o objetivo de averiguar em que medida a etnomatemática (matemática oriunda dos contextos de vida e cultura dos discentes) contribui para a melhoria do ensino aprendizagem. Como objetivos específicos temos: 1) Em que medida a etnomatemática está repercutindo na reconquista da confiança cultural na capacidade de se produzir Matemática no PROEJA. 2) Analisar os saberes (matemáticos) prévios dos discentes e como estão sendo apropriado pelo conhecimento escolar 3) Proporcionar aos docentes experimentar uma pedagogia com a perspectiva do ensino da matemática aplicada a partir do curso profissionalizante que estejam cursando, e do saber diário do discente.4) Possíveis implicações ou contribuições no ensino aprendizagem da matemática aplicada a cursos técnicos. Discutimos a importância do currículo considerar as experiências oriundas das vivências dos discentes que permitem novas possibilidades de aprendizagem da matemática no PROEJA, considerando como possibilidades pedagógicas a linguagem dos discentes, letramento matemático e etnomatemática, na perspectiva de proporcionar uma educação inclusiva considerando a forma de pensamento do aprendiz no processo de ensino e aprendizagem. Consideramos que no processo de ensino aprendizagem com base no saber adquirido em seus próprios contextos, irá promover debates que consideram os aspectos históricos, culturais e antropológicos da matemática, levando-os a uma visão de mundo, que lhes dê suporte para refletir sobre os demarcadores das barreiras da exclusão social. Nessa perspectiva a autora utilizou-se de situações pedagógicas como docente de matemática do PROEJA e de teóricos que embasam o trabalho para refletir sobre a etnomatemática na educação de jovens e adultos. Assim, no que tange a metodologia, do ponto de vista da sua natureza, a presente pesquisa pode ser tida como básica. Do ponto de vista dos objetivos este trabalho é exploratório e apresenta, quanto ao procedimento técnico, por fim, o método científico utilizado foi a pesquisa participante. Os resultados relativos a pesquisa evidenciaram que os discentes se sentem mais motivados e interessados quando o ensino da matemática é voltado para a aplicação dos conhecimentos técnicos do curso que estão cursando, o que proporciona uma maior interação no ensino-aprendizagem, pois a maioria dos destes já atuam na área de estudo ou estão estagiando, o que proporciona uma aprendizagem a partir da sua prática e linguagem.

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