GERAÇÃO ALPHA E A EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133804 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6561 "inscrito_id" => 3630 "titulo" => "GERAÇÃO ALPHA E A EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Este trabalho investiga as características da Geração Alpha (nascidos a partir de 2010), nativos digitais imersos em tecnologias, sob a perspectiva da abordagem histórico-cultural, analisando como o contexto digital influência seu aprendizado. A análise busca compreender as influências contextuais que moldam essa geração, com o objetivo de aprimorar as práticas educacionais. Fundamentado em revisão da literatura, o estudo adota uma abordagem descritiva e analítica para sintetizar descobertas e tendências. A análise crítica das fontes secundárias priorizará estudos recentes e relevantes para garantir a atualidade da análise. O objetivo é aprimorar a compreensão da Geração Alpha e suas implicações na educação, destacando a necessidade de adaptações pedagógicas que considerem suas características e necessidades. A formação continuada de professores é fundamental para prepará-los para atender às demandas dessa geração, capacitando-os a integrar tecnologias digitais de forma eficaz e a promover um aprendizado significativo. A inclusão digital é uma consideração importante, exigindo políticas que garantam acesso equitativo à tecnologia, para que todos os alunos da Geração Alpha possam se beneficiar das oportunidades educacionais. É essencial superar os desafios da desigualdade digital, garantindo que todos os alunos tenham acesso a recursos tecnológicos e a uma educação de qualidade. Além disso, a investigação explorará como a educação pode contribuir para o desenvolvimento de valores e princípios éticos nessa geração. O presente trabalho busca contribuir para o avanço do conhecimento sobre a Geração Alpha, oferecendo estratégias para o desenvolvimento de práticas educacionais mais eficazes e inclusivas, que preparem os alunos para os desafios e oportunidades do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3630_TB6561_20042025082938.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON LUCIO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "GERSON" "autor_email" => "geluvieira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133804 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6561 "inscrito_id" => 3630 "titulo" => "GERAÇÃO ALPHA E A EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Este trabalho investiga as características da Geração Alpha (nascidos a partir de 2010), nativos digitais imersos em tecnologias, sob a perspectiva da abordagem histórico-cultural, analisando como o contexto digital influência seu aprendizado. A análise busca compreender as influências contextuais que moldam essa geração, com o objetivo de aprimorar as práticas educacionais. Fundamentado em revisão da literatura, o estudo adota uma abordagem descritiva e analítica para sintetizar descobertas e tendências. A análise crítica das fontes secundárias priorizará estudos recentes e relevantes para garantir a atualidade da análise. O objetivo é aprimorar a compreensão da Geração Alpha e suas implicações na educação, destacando a necessidade de adaptações pedagógicas que considerem suas características e necessidades. A formação continuada de professores é fundamental para prepará-los para atender às demandas dessa geração, capacitando-os a integrar tecnologias digitais de forma eficaz e a promover um aprendizado significativo. A inclusão digital é uma consideração importante, exigindo políticas que garantam acesso equitativo à tecnologia, para que todos os alunos da Geração Alpha possam se beneficiar das oportunidades educacionais. É essencial superar os desafios da desigualdade digital, garantindo que todos os alunos tenham acesso a recursos tecnológicos e a uma educação de qualidade. Além disso, a investigação explorará como a educação pode contribuir para o desenvolvimento de valores e princípios éticos nessa geração. O presente trabalho busca contribuir para o avanço do conhecimento sobre a Geração Alpha, oferecendo estratégias para o desenvolvimento de práticas educacionais mais eficazes e inclusivas, que preparem os alunos para os desafios e oportunidades do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3630_TB6561_20042025082938.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON LUCIO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "GERSON" "autor_email" => "geluvieira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }