INSPIRAÇÕES DO IMAGINÁRIO POPULAR NA CRECHE: O BRINCAR HEURÍSTICO COMO ABORDAGEM PARA O PROTAGONISMO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133769 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6519 "inscrito_id" => 14628 "titulo" => "INSPIRAÇÕES DO IMAGINÁRIO POPULAR NA CRECHE: O BRINCAR HEURÍSTICO COMO ABORDAGEM PARA O PROTAGONISMO INFANTIL" "resumo" => "Este resumo tem sua movência em uma experiência de brincar heurístico realizada com crianças de 2 e 3 anos em uma Creche pública do municipio de lagoa do carro-PE. Na ocasião organizamos em um espaço interno da escola “vários cantinhos” que trouxeram diversas possibilidades de brincar para as crianças, nesta perspectiva apresentamos como objetivo geral vivenciar junto ás crianças em etapa de creche, práticas de pesquisa e exploração através de brinquedos e brincadeiras da tradição oral. Nesse contexto, Focchi ( 2015) nos diz que o brincar heurístico permite que a ação espontânea da criança seja potencializada através de objetos que podem adquirir outras formas, e também através da estimulação a prática de ouvir e vivenciar os saberes da tradição oral, como cantigas de roda, trava linguas, contos, etc. Como embasamento teórico para esta pesquisa apresentamos os seguintes autores: Focchi(2015), Goldschmied (2010), Ramos (2019), além de outros que contribuíram para fortalecer teoricamente essa pesquisa e que nos permitiram enxergar que a brincadeira heurística se mistura ao cotidiano. Nesse contexto, a organização do espaço permitiu que as crianças pudessem ampliar suas habilidades sensoriais, comunicativas e criadoras, por fim esta experiência impulsionou o entedimento de que o protagonismo na infância, é um lugar de movimento, de produção de cultura, de livre exploração e manipulação de objetos, de interação com seus pares e de construção ativa do seu próprio conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14628_TB6519_08042025214110.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MARIA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fmlflima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133769 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6519 "inscrito_id" => 14628 "titulo" => "INSPIRAÇÕES DO IMAGINÁRIO POPULAR NA CRECHE: O BRINCAR HEURÍSTICO COMO ABORDAGEM PARA O PROTAGONISMO INFANTIL" "resumo" => "Este resumo tem sua movência em uma experiência de brincar heurístico realizada com crianças de 2 e 3 anos em uma Creche pública do municipio de lagoa do carro-PE. Na ocasião organizamos em um espaço interno da escola “vários cantinhos” que trouxeram diversas possibilidades de brincar para as crianças, nesta perspectiva apresentamos como objetivo geral vivenciar junto ás crianças em etapa de creche, práticas de pesquisa e exploração através de brinquedos e brincadeiras da tradição oral. Nesse contexto, Focchi ( 2015) nos diz que o brincar heurístico permite que a ação espontânea da criança seja potencializada através de objetos que podem adquirir outras formas, e também através da estimulação a prática de ouvir e vivenciar os saberes da tradição oral, como cantigas de roda, trava linguas, contos, etc. Como embasamento teórico para esta pesquisa apresentamos os seguintes autores: Focchi(2015), Goldschmied (2010), Ramos (2019), além de outros que contribuíram para fortalecer teoricamente essa pesquisa e que nos permitiram enxergar que a brincadeira heurística se mistura ao cotidiano. Nesse contexto, a organização do espaço permitiu que as crianças pudessem ampliar suas habilidades sensoriais, comunicativas e criadoras, por fim esta experiência impulsionou o entedimento de que o protagonismo na infância, é um lugar de movimento, de produção de cultura, de livre exploração e manipulação de objetos, de interação com seus pares e de construção ativa do seu próprio conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14628_TB6519_08042025214110.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MARIA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fmlflima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }