ENTRE CENAS E VERSOS: UMA VIVÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133742 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6477 "inscrito_id" => 14583 "titulo" => "ENTRE CENAS E VERSOS: UMA VIVÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "As aulas de Língua Portuguesa se configuram como um lugar de (re)construção de práticas de linguagem, e não se limitam apenas aos estudos voltados para decodificar um código linguístico. A leitura de mundo ultrapassa a letra. A produção escrita mergulha no oceano dos ditos e não ditos e a vivência com a língua se manifesta como uma experiência plural, atravessada pelas subjetividades dos sujeitos que a tornam pulsante. A partir, então, da concepção de que a língua é uma forma de interagir social e criticamente, este trabalho busca relatar o projeto “Jaboatão em cenas e versos”, vivenciado na Escola Municipal Alice Vilar de Aquino, no município de Jaboatão dos Guararapes. Tal projeto objetivou uma exposição de fotografias e poemas, produzidos pelo estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, cujo percurso produtivo pretendeu construir um olhar crítico e poético para o lugar onde se vive, proporcionando um contato diferente com o cotidiano. Para isso, três etapas foram realizadas pelos estudantes: 1) captação de fotografias de paisagens, cenas dos bairros em que moravam; 2) produção individual de poemas inspirados nas fotografias da etapa 1 e 3) realização de exposição com as fotografias e os poemas. Durante as aulas, com o debruçamento sobre o gênero poema e a articulação dos três eixos de ensino de língua (leitura, análise linguística e produção), foi possível estabelecer relações subjetivas com as imagens captadas, bem como compreender que o fazer poético se constitui a partir do mundo em que se vive, e não alheio a ele. Fundamentado nos estudos de Freire (2011), Silva e Zilberman (1999), Silva (2005), Geraldi (2009), Antunes (2002) e outros, o projeto relatado neste trabalho ressignificou o comum do lugar em que se vive, possibilitando leituras (e produções) poéticas a partir de imagens de um(uns) cotidiano(s)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14583_TB6477_08042025212906.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANE VELOSO PINA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "JOANE VELOSO" "autor_email" => "joaneveloso@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133742 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6477 "inscrito_id" => 14583 "titulo" => "ENTRE CENAS E VERSOS: UMA VIVÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "As aulas de Língua Portuguesa se configuram como um lugar de (re)construção de práticas de linguagem, e não se limitam apenas aos estudos voltados para decodificar um código linguístico. A leitura de mundo ultrapassa a letra. A produção escrita mergulha no oceano dos ditos e não ditos e a vivência com a língua se manifesta como uma experiência plural, atravessada pelas subjetividades dos sujeitos que a tornam pulsante. A partir, então, da concepção de que a língua é uma forma de interagir social e criticamente, este trabalho busca relatar o projeto “Jaboatão em cenas e versos”, vivenciado na Escola Municipal Alice Vilar de Aquino, no município de Jaboatão dos Guararapes. Tal projeto objetivou uma exposição de fotografias e poemas, produzidos pelo estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, cujo percurso produtivo pretendeu construir um olhar crítico e poético para o lugar onde se vive, proporcionando um contato diferente com o cotidiano. Para isso, três etapas foram realizadas pelos estudantes: 1) captação de fotografias de paisagens, cenas dos bairros em que moravam; 2) produção individual de poemas inspirados nas fotografias da etapa 1 e 3) realização de exposição com as fotografias e os poemas. Durante as aulas, com o debruçamento sobre o gênero poema e a articulação dos três eixos de ensino de língua (leitura, análise linguística e produção), foi possível estabelecer relações subjetivas com as imagens captadas, bem como compreender que o fazer poético se constitui a partir do mundo em que se vive, e não alheio a ele. Fundamentado nos estudos de Freire (2011), Silva e Zilberman (1999), Silva (2005), Geraldi (2009), Antunes (2002) e outros, o projeto relatado neste trabalho ressignificou o comum do lugar em que se vive, possibilitando leituras (e produções) poéticas a partir de imagens de um(uns) cotidiano(s)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14583_TB6477_08042025212906.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANE VELOSO PINA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "JOANE VELOSO" "autor_email" => "joaneveloso@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }