Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ABORDAGENS TEÓRICO-PRATICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SÃO JOSÉ DA LAJE/AL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133609
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6302
    "inscrito_id" => 13100
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ABORDAGENS TEÓRICO-PRATICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SÃO JOSÉ DA LAJE/AL"
    "resumo" => "O presente texto tem o objetivo de analisar o mapeamento da Política Nacional de Equidade e da Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) no âmbito da Rede Municipal de Ensino de São José da Laje, Alagoas. Com a inexistência de escolas quilombolas nessa Rede, a abordagem metodológica, de cunho qualitativo, caracterizada como pesquisa-ação, e volta-se ao trabalho com abordagens sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e ao Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nesse Município, a considerar os processos de formação continuada docentes. Do ponto de vista epistemológico, este estudo insere-se no campo do pensamento contra-colonial, fundamentando-se em autores/as da diáspora africana. Nesse lastro metodológico, a pesquisa conta com ações do Núcleo Formativo Docente – órgão formativo desse Município –, e, neste caso, voltado ao trabalho pautado na diversidade e na promoção das relações étnico-raciais no contexto escolar. Com a adesão municipal à PNEERQ, foi elaborado um questionário estruturado, via Google Forms, voltado a diretores/as e a coordenadores/as escolares. O instrumento teve a finalidade de investigar de que maneira a temática da ERER está inserida nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas, além de visualizar categorias atreladas a esse escopo. Os resultados indicam que a temática ainda demanda maior atenção no que tange à sua efetivação como política pública de formação étnico-racial. Tal constatação se alinha às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a ERER e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. Como resposta a esse diagnóstico, a Rede Municipal vem desenvolvendo um plano de ação que articula saberes teóricos e práticos, por meio de oficinas, acompanhamento pedagógico e a promoção de diálogos com gestores/as, coordenadores/as e professores/as. Essas ações têm visado a fomentar um debate qualificado com vista à promoção de práticas antirracistas no contexto escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13100_TB6302_08042025203308.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ARTUR DO NASCIMENTO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "artus2007nascimento@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133609
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6302
    "inscrito_id" => 13100
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ABORDAGENS TEÓRICO-PRATICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SÃO JOSÉ DA LAJE/AL"
    "resumo" => "O presente texto tem o objetivo de analisar o mapeamento da Política Nacional de Equidade e da Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) no âmbito da Rede Municipal de Ensino de São José da Laje, Alagoas. Com a inexistência de escolas quilombolas nessa Rede, a abordagem metodológica, de cunho qualitativo, caracterizada como pesquisa-ação, e volta-se ao trabalho com abordagens sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e ao Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nesse Município, a considerar os processos de formação continuada docentes. Do ponto de vista epistemológico, este estudo insere-se no campo do pensamento contra-colonial, fundamentando-se em autores/as da diáspora africana. Nesse lastro metodológico, a pesquisa conta com ações do Núcleo Formativo Docente – órgão formativo desse Município –, e, neste caso, voltado ao trabalho pautado na diversidade e na promoção das relações étnico-raciais no contexto escolar. Com a adesão municipal à PNEERQ, foi elaborado um questionário estruturado, via Google Forms, voltado a diretores/as e a coordenadores/as escolares. O instrumento teve a finalidade de investigar de que maneira a temática da ERER está inserida nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas, além de visualizar categorias atreladas a esse escopo. Os resultados indicam que a temática ainda demanda maior atenção no que tange à sua efetivação como política pública de formação étnico-racial. Tal constatação se alinha às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a ERER e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. Como resposta a esse diagnóstico, a Rede Municipal vem desenvolvendo um plano de ação que articula saberes teóricos e práticos, por meio de oficinas, acompanhamento pedagógico e a promoção de diálogos com gestores/as, coordenadores/as e professores/as. Essas ações têm visado a fomentar um debate qualificado com vista à promoção de práticas antirracistas no contexto escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13100_TB6302_08042025203308.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ARTUR DO NASCIMENTO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "artus2007nascimento@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente texto tem o objetivo de analisar o mapeamento da Política Nacional de Equidade e da Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) no âmbito da Rede Municipal de Ensino de São José da Laje, Alagoas. Com a inexistência de escolas quilombolas nessa Rede, a abordagem metodológica, de cunho qualitativo, caracterizada como pesquisa-ação, e volta-se ao trabalho com abordagens sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e ao Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nesse Município, a considerar os processos de formação continuada docentes. Do ponto de vista epistemológico, este estudo insere-se no campo do pensamento contra-colonial, fundamentando-se em autores/as da diáspora africana. Nesse lastro metodológico, a pesquisa conta com ações do Núcleo Formativo Docente – órgão formativo desse Município –, e, neste caso, voltado ao trabalho pautado na diversidade e na promoção das relações étnico-raciais no contexto escolar. Com a adesão municipal à PNEERQ, foi elaborado um questionário estruturado, via Google Forms, voltado a diretores/as e a coordenadores/as escolares. O instrumento teve a finalidade de investigar de que maneira a temática da ERER está inserida nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas, além de visualizar categorias atreladas a esse escopo. Os resultados indicam que a temática ainda demanda maior atenção no que tange à sua efetivação como política pública de formação étnico-racial. Tal constatação se alinha às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a ERER e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. Como resposta a esse diagnóstico, a Rede Municipal vem desenvolvendo um plano de ação que articula saberes teóricos e práticos, por meio de oficinas, acompanhamento pedagógico e a promoção de diálogos com gestores/as, coordenadores/as e professores/as. Essas ações têm visado a fomentar um debate qualificado com vista à promoção de práticas antirracistas no contexto escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.