A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO VALE DO MAMANGUAPE-PB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132852 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5284 "inscrito_id" => 8370 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO VALE DO MAMANGUAPE-PB" "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que buscou identificar como os docentes percebem e utilizam a História da Matemática como metodologia de ensino e os prováveis desafios e possibilidades que são encontrados por eles em sua implementação. Nesse intuito, o trabalho tem como objetivo investigar a percepção da História da Matemática como metodologia de ensino, analisando sua relevância no planejamento das aulas. Para isso, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativo exploratória com base em coleta de dados através do formulário na qual foi elaborado perguntas objetivas e descritivas pelo google forms, enviado individualmente pelo aplicativo whatsapp para os docentes licenciados em Matemática que atuam na Região Metropolitana do Vale do Mamanguape, localizada no estado da Paraíba. Como aporte teórico destaca-se os pesquisadores D´Ambrosio (2008), Fauvel (1991), Miguel e Miorim (2011), Mendes e Chaquiam (2016), dentre outros autores. Da análise dos dados obtidos pode-se constatar que a História da Matemática como metodologia de ensino é considerada por eles moderadamente importante para o ensino-aprendizagem, sendo poucas vezes utilizadas ou nunca utilizada por um deles. A História da Matemática vem sendo incluída no planejamento das aulas apenas nos conhecimentos introdutórios para o conteúdo apresentado, principalmente nos conjuntos numéricos, ou através da exposição de alguns matemáticos importantes em Geometria. Constata-se também, que os livros didáticos disponibilizados na escola, precisam trazer uma abordagem da História da Matemática mais ampla e atrativa. Com isso, concluímos que a História da Matemática como metodologia de ensino precisa ser atrativa e ter um novo olhar pelos docentes desde sua formação acadêmica, para que assim eles possam desenvolver e compartilhar seus conhecimentos que foi ensinado no ambiente universitário para seus alunos, além de ser necessário materiais formativos e livros didáticos que obtenham informações verídicas e que facilitem a busca dos dados tanto para o professor quanto para o aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8370_TB5284_07042025195435.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRES LIMA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "THAMIRES" "autor_email" => "thamires.lima@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132852 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5284 "inscrito_id" => 8370 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO VALE DO MAMANGUAPE-PB" "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que buscou identificar como os docentes percebem e utilizam a História da Matemática como metodologia de ensino e os prováveis desafios e possibilidades que são encontrados por eles em sua implementação. Nesse intuito, o trabalho tem como objetivo investigar a percepção da História da Matemática como metodologia de ensino, analisando sua relevância no planejamento das aulas. Para isso, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativo exploratória com base em coleta de dados através do formulário na qual foi elaborado perguntas objetivas e descritivas pelo google forms, enviado individualmente pelo aplicativo whatsapp para os docentes licenciados em Matemática que atuam na Região Metropolitana do Vale do Mamanguape, localizada no estado da Paraíba. Como aporte teórico destaca-se os pesquisadores D´Ambrosio (2008), Fauvel (1991), Miguel e Miorim (2011), Mendes e Chaquiam (2016), dentre outros autores. Da análise dos dados obtidos pode-se constatar que a História da Matemática como metodologia de ensino é considerada por eles moderadamente importante para o ensino-aprendizagem, sendo poucas vezes utilizadas ou nunca utilizada por um deles. A História da Matemática vem sendo incluída no planejamento das aulas apenas nos conhecimentos introdutórios para o conteúdo apresentado, principalmente nos conjuntos numéricos, ou através da exposição de alguns matemáticos importantes em Geometria. Constata-se também, que os livros didáticos disponibilizados na escola, precisam trazer uma abordagem da História da Matemática mais ampla e atrativa. Com isso, concluímos que a História da Matemática como metodologia de ensino precisa ser atrativa e ter um novo olhar pelos docentes desde sua formação acadêmica, para que assim eles possam desenvolver e compartilhar seus conhecimentos que foi ensinado no ambiente universitário para seus alunos, além de ser necessário materiais formativos e livros didáticos que obtenham informações verídicas e que facilitem a busca dos dados tanto para o professor quanto para o aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8370_TB5284_07042025195435.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRES LIMA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "THAMIRES" "autor_email" => "thamires.lima@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }