ACCOUNTABILITY NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: SAEB E SAEPI
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133603 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6296 "inscrito_id" => 13609 "titulo" => "ACCOUNTABILITY NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: SAEB E SAEPI" "resumo" => "O presente estudo trata sobre a accountability na educação, e sua presença nas avaliações educacionais, tendo como foco o SAEB e o SAEPI. O objetivo é compreender sobre mecanismos de accountability educacional e identificar sua presença na educação, tendo como referência políticas de avaliação, como o SAEB e o SAEPI. Nesse contexto, em princípio, nossa pretensão se volta para a seguinte questão de investigação: até que ponto podemos afirmar a presença de accountability na educação, considerando a avaliação educacional, de modo específico, o SAEB e o SAEPI, no governo municipal de Corrente-PI? A análise baseou-se em um levantamento de produção e pressupostos teórico-práticos, além de análise documental para melhor demonstrar o embasamento da accountability nas avaliações do SAEB e SAEPI no município pesquisado. A fundamentação teórica ancorou-se em estudos de como Schneider e Nardir (2024), Gomes (2019), e outros pesquisadores que discutem sobre as avaliações externas e a presença da accountability nessas avaliações. Os resultados nos indicam a presença de accountability nas políticas de avaliação em questão e que as notas do SAEB e SAEPI são indicadores que possibilitam tomadas de decisões para melhorar a qualidade da educação pública. É importante que as redes de ensino e as escolas realizem um diagnóstico detalhado e implementem plano de ação para melhorar o desempenho nessas avaliações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13609_TB6296_08042025202832.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE GOMES DA SILVA LISBOA" "autor_nome_curto" => "REJANE" "autor_email" => "rgomesdaslisboa@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133603 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6296 "inscrito_id" => 13609 "titulo" => "ACCOUNTABILITY NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: SAEB E SAEPI" "resumo" => "O presente estudo trata sobre a accountability na educação, e sua presença nas avaliações educacionais, tendo como foco o SAEB e o SAEPI. O objetivo é compreender sobre mecanismos de accountability educacional e identificar sua presença na educação, tendo como referência políticas de avaliação, como o SAEB e o SAEPI. Nesse contexto, em princípio, nossa pretensão se volta para a seguinte questão de investigação: até que ponto podemos afirmar a presença de accountability na educação, considerando a avaliação educacional, de modo específico, o SAEB e o SAEPI, no governo municipal de Corrente-PI? A análise baseou-se em um levantamento de produção e pressupostos teórico-práticos, além de análise documental para melhor demonstrar o embasamento da accountability nas avaliações do SAEB e SAEPI no município pesquisado. A fundamentação teórica ancorou-se em estudos de como Schneider e Nardir (2024), Gomes (2019), e outros pesquisadores que discutem sobre as avaliações externas e a presença da accountability nessas avaliações. Os resultados nos indicam a presença de accountability nas políticas de avaliação em questão e que as notas do SAEB e SAEPI são indicadores que possibilitam tomadas de decisões para melhorar a qualidade da educação pública. É importante que as redes de ensino e as escolas realizem um diagnóstico detalhado e implementem plano de ação para melhorar o desempenho nessas avaliações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13609_TB6296_08042025202832.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE GOMES DA SILVA LISBOA" "autor_nome_curto" => "REJANE" "autor_email" => "rgomesdaslisboa@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }