Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACCOUNTABILITY NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: SAEB E SAEPI

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo trata sobre a accountability na educação, e sua presença nas avaliações educacionais, tendo como foco o SAEB e o SAEPI. O objetivo é compreender sobre mecanismos de accountability educacional e identificar sua presença na educação, tendo como referência políticas de avaliação, como o SAEB e o SAEPI. Nesse contexto, em princípio, nossa pretensão se volta para a seguinte questão de investigação: até que ponto podemos afirmar a presença de accountability na educação, considerando a avaliação educacional, de modo específico, o SAEB e o SAEPI, no governo municipal de Corrente-PI? A análise baseou-se em um levantamento de produção e pressupostos teórico-práticos, além de análise documental para melhor demonstrar o embasamento da accountability nas avaliações do SAEB e SAEPI no município pesquisado. A fundamentação teórica ancorou-se em estudos de como Schneider e Nardir (2024), Gomes (2019), e outros pesquisadores que discutem sobre as avaliações externas e a presença da accountability nessas avaliações. Os resultados nos indicam a presença de accountability nas políticas de avaliação em questão e que as notas do SAEB e SAEPI são indicadores que possibilitam tomadas de decisões para melhorar a qualidade da educação pública. É importante que as redes de ensino e as escolas realizem um diagnóstico detalhado e implementem plano de ação para melhorar o desempenho nessas avaliações.

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