POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA, POR UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A EJA NO PIAUÍ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133448 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6080 "inscrito_id" => 14864 "titulo" => "POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA, POR UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A EJA NO PIAUÍ" "resumo" => "Este trabalho analisa o cenário atual da educação profissional integrada aplicada à modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Piauí, destacando sua importância para a construção de uma sociedade democrática que permita a integração educacional e profissional de jovens e adultos que não seguiram o percurso acadêmico tradicional. A pesquisa examina o cenário educacional do Piauí e do Brasil, utilizando dados recentes PNAD Contínua e do Censo Escolar, além de referências teóricas de autores como Gaudêncio Frigotto (2001) e Marise Nogueira Ramos (2010), que discutem a relação entre educação, trabalho e cidadania. Os resultados revelam que, apesar da redução nas taxas de analfabetismo, ainda existem grandes desigualdades regionais e raciais no acesso à educação. O Piauí tem mostrado avanços na oferta de educação profissional integrada à EJA, cumprindo a Meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE) com 27,6% das matrículas de EJA integradas à educação profissional. O estudo destaca a relevância da EJA para combater as assimetrias no exercício pleno da cidadania, evidenciando que a integração da educação profissional com a EJA é uma estratégia eficaz para enfrentar os desafios educacionais e socioeconômicos da população de baixa renda do estado. A pesquisa conclui que a ampliação da oferta de educação profissional integrada à EJA no Piauí tem potencial para promover o desenvolvimento de competências e habilidades entre os grupos excluídos do processo de escolarização, contribuindo para a formação de uma sociedade mais igualitária e democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14864_TB6080_08042025184419.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CELIA FURTADO ORSANO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anaorsano@seduc.pi.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133448 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6080 "inscrito_id" => 14864 "titulo" => "POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA, POR UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A EJA NO PIAUÍ" "resumo" => "Este trabalho analisa o cenário atual da educação profissional integrada aplicada à modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Piauí, destacando sua importância para a construção de uma sociedade democrática que permita a integração educacional e profissional de jovens e adultos que não seguiram o percurso acadêmico tradicional. A pesquisa examina o cenário educacional do Piauí e do Brasil, utilizando dados recentes PNAD Contínua e do Censo Escolar, além de referências teóricas de autores como Gaudêncio Frigotto (2001) e Marise Nogueira Ramos (2010), que discutem a relação entre educação, trabalho e cidadania. Os resultados revelam que, apesar da redução nas taxas de analfabetismo, ainda existem grandes desigualdades regionais e raciais no acesso à educação. O Piauí tem mostrado avanços na oferta de educação profissional integrada à EJA, cumprindo a Meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE) com 27,6% das matrículas de EJA integradas à educação profissional. O estudo destaca a relevância da EJA para combater as assimetrias no exercício pleno da cidadania, evidenciando que a integração da educação profissional com a EJA é uma estratégia eficaz para enfrentar os desafios educacionais e socioeconômicos da população de baixa renda do estado. A pesquisa conclui que a ampliação da oferta de educação profissional integrada à EJA no Piauí tem potencial para promover o desenvolvimento de competências e habilidades entre os grupos excluídos do processo de escolarização, contribuindo para a formação de uma sociedade mais igualitária e democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14864_TB6080_08042025184419.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CELIA FURTADO ORSANO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anaorsano@seduc.pi.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }