Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

XERIMBABOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133433
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6059
    "inscrito_id" => 12511
    "titulo" => "XERIMBABOS"
    "resumo" => "A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, fundamenta-se em uma abordagem bibliográfica para analisar a reprodução do especismo em conteúdos didáticos e sua desconstrução por meio da literatura infantojuvenil. Baseada em autores como Correa e Gimenes (2024), além das reflexões de Godoy e Sousa (2019) sobre a presença do especismo em livros didáticos, a investigação busca compreender como a visão antropocêntrica e hierárquica entre humanos e animais não humanos é reforçada na educação. Para isso, utilizou-se o procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica, conforme abordado por Lima e Mioto (2007), permitindo uma análise aprofundada de obras literárias como Memórias de um Burro (Condessa de Ségur), A Mulher que Matou os Peixes e A Vida Íntima de Laura (Clarice Lispector) e Sucuri da Amazônia (Daniela Tupinambá). O estudo dialoga ainda com as perspectivas de Mello e Dias (2020) sobre uma formação inventiva antiespecista, destacando como a literatura pode atuar na construção de uma consciência crítica desde a infância. A análise revelou que, enquanto algumas narrativas descrevem a submissão animal, outras demonstram a empatia e o respeito pelos animais não humanos, ainda que sob uma perspectiva antropocêntrica. As obras evidenciaram uma outra percepção sobre os animais não humanos, reforçando a necessidade de uma educação que valorize todas as formas de vida. Os resultados apontam para a importância de ampliar o uso de materiais antiespecistas no ensino, contribuindo para a construção de uma sociedade mais ética."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12511_TB6059_08042025182826.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICOLLY GABRIELLY SANTOS MACHADO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "NICOLLY"
    "autor_email" => "ngsm3@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133433
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6059
    "inscrito_id" => 12511
    "titulo" => "XERIMBABOS"
    "resumo" => "A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, fundamenta-se em uma abordagem bibliográfica para analisar a reprodução do especismo em conteúdos didáticos e sua desconstrução por meio da literatura infantojuvenil. Baseada em autores como Correa e Gimenes (2024), além das reflexões de Godoy e Sousa (2019) sobre a presença do especismo em livros didáticos, a investigação busca compreender como a visão antropocêntrica e hierárquica entre humanos e animais não humanos é reforçada na educação. Para isso, utilizou-se o procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica, conforme abordado por Lima e Mioto (2007), permitindo uma análise aprofundada de obras literárias como Memórias de um Burro (Condessa de Ségur), A Mulher que Matou os Peixes e A Vida Íntima de Laura (Clarice Lispector) e Sucuri da Amazônia (Daniela Tupinambá). O estudo dialoga ainda com as perspectivas de Mello e Dias (2020) sobre uma formação inventiva antiespecista, destacando como a literatura pode atuar na construção de uma consciência crítica desde a infância. A análise revelou que, enquanto algumas narrativas descrevem a submissão animal, outras demonstram a empatia e o respeito pelos animais não humanos, ainda que sob uma perspectiva antropocêntrica. As obras evidenciaram uma outra percepção sobre os animais não humanos, reforçando a necessidade de uma educação que valorize todas as formas de vida. Os resultados apontam para a importância de ampliar o uso de materiais antiespecistas no ensino, contribuindo para a construção de uma sociedade mais ética."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12511_TB6059_08042025182826.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICOLLY GABRIELLY SANTOS MACHADO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "NICOLLY"
    "autor_email" => "ngsm3@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, fundamenta-se em uma abordagem bibliográfica para analisar a reprodução do especismo em conteúdos didáticos e sua desconstrução por meio da literatura infantojuvenil. Baseada em autores como Correa e Gimenes (2024), além das reflexões de Godoy e Sousa (2019) sobre a presença do especismo em livros didáticos, a investigação busca compreender como a visão antropocêntrica e hierárquica entre humanos e animais não humanos é reforçada na educação. Para isso, utilizou-se o procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica, conforme abordado por Lima e Mioto (2007), permitindo uma análise aprofundada de obras literárias como Memórias de um Burro (Condessa de Ségur), A Mulher que Matou os Peixes e A Vida Íntima de Laura (Clarice Lispector) e Sucuri da Amazônia (Daniela Tupinambá). O estudo dialoga ainda com as perspectivas de Mello e Dias (2020) sobre uma formação inventiva antiespecista, destacando como a literatura pode atuar na construção de uma consciência crítica desde a infância. A análise revelou que, enquanto algumas narrativas descrevem a submissão animal, outras demonstram a empatia e o respeito pelos animais não humanos, ainda que sob uma perspectiva antropocêntrica. As obras evidenciaram uma outra percepção sobre os animais não humanos, reforçando a necessidade de uma educação que valorize todas as formas de vida. Os resultados apontam para a importância de ampliar o uso de materiais antiespecistas no ensino, contribuindo para a construção de uma sociedade mais ética.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.