LEITURA LITERÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132661 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5017 "inscrito_id" => 11920 "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES" "resumo" => "Esta comunicação refere-se a uma pesquisa de doutorado em andamento sobre a leitura literária na formação em Pedagogia. De abordagem qualitativa, a pesquisa tem como objetivo principal compreender quais impactos o uso da leitura literária pode ter na formação do pedagogo. Traz também como objetivos específicos: 1) compreender como estudantes de Pedagogia narram suas vivências com a leitura literária na formação e na vida; 2) identificar quais desafios se apresentam nas práticas de leitura presentes no curso de Pedagogia; e 3) refletir sobre as possibilidades e caminhos do uso da leitura literária na formação inicial do professor da educação básica. Como fundamentação teórica, pauta-se na perspectiva enunciativo-discursiva do Círculo de Bakhtin e nos aportes dos Novos Estudos sobre o Letramento, bem como nas considerações sobre letramento literário. A investigação é realizada com estudantes do 4º semestre do curso presencial de Pedagogia de uma instituição privada da região metropolitana de Campinas, cujo trabalho com literatura se dá em atividade interdisciplinar semestral, sem presença formalizada da literatura na grade curricular. A produção de dados divide-se em duas etapas, a primeira com a aplicação de um questionário online que contou com a participação de 42 participantes, e a segunda com a entrevista narrativa com 6 estudantes da mesma turma. Como resultados parciais, a partir da análise inicial dos dados de 3 entrevistas realizadas, compreendemos que a ausência na grade do curso de Pedagogia faz com que a literatura não seja vista em sua possibilidade de formação humana, mas sempre identificada como instrumento para a formação do leitor ou para ampliação de apropriação da língua materna." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11920_TB5017_07042025092033.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO SOARES BRITO" "autor_nome_curto" => "RODRIGO BRITO" "autor_email" => "soaresbrito.rodrigo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (USF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132661 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5017 "inscrito_id" => 11920 "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES" "resumo" => "Esta comunicação refere-se a uma pesquisa de doutorado em andamento sobre a leitura literária na formação em Pedagogia. De abordagem qualitativa, a pesquisa tem como objetivo principal compreender quais impactos o uso da leitura literária pode ter na formação do pedagogo. Traz também como objetivos específicos: 1) compreender como estudantes de Pedagogia narram suas vivências com a leitura literária na formação e na vida; 2) identificar quais desafios se apresentam nas práticas de leitura presentes no curso de Pedagogia; e 3) refletir sobre as possibilidades e caminhos do uso da leitura literária na formação inicial do professor da educação básica. Como fundamentação teórica, pauta-se na perspectiva enunciativo-discursiva do Círculo de Bakhtin e nos aportes dos Novos Estudos sobre o Letramento, bem como nas considerações sobre letramento literário. A investigação é realizada com estudantes do 4º semestre do curso presencial de Pedagogia de uma instituição privada da região metropolitana de Campinas, cujo trabalho com literatura se dá em atividade interdisciplinar semestral, sem presença formalizada da literatura na grade curricular. A produção de dados divide-se em duas etapas, a primeira com a aplicação de um questionário online que contou com a participação de 42 participantes, e a segunda com a entrevista narrativa com 6 estudantes da mesma turma. Como resultados parciais, a partir da análise inicial dos dados de 3 entrevistas realizadas, compreendemos que a ausência na grade do curso de Pedagogia faz com que a literatura não seja vista em sua possibilidade de formação humana, mas sempre identificada como instrumento para a formação do leitor ou para ampliação de apropriação da língua materna." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11920_TB5017_07042025092033.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO SOARES BRITO" "autor_nome_curto" => "RODRIGO BRITO" "autor_email" => "soaresbrito.rodrigo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (USF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }