ESPANHOL EM CONTEXTOS INCLUSIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133401 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6018 "inscrito_id" => 13981 "titulo" => "ESPANHOL EM CONTEXTOS INCLUSIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, e tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura a respeito das estratégias de ensino-aprendizagem que são utilizadas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por professores de Espanhol como Língua Adicional (ELA) para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Para isso, a metodologia utilizada seguiu os passos propostos por Coelho (2023), que são: identificar o problema de pesquisa, selecionar e empregar estratégias de pesquisa, compilar um corpus de pesquisa, explorar e analisar os dados e identificar e sintetizar os resultados. Dessa forma, após a definição do problema de pesquisa, definimos os descritores que são: ensino, espanhol, autismo, Educação Profissional e Tecnológica, os que definiram a string de busca: espanhol OR língua espanhola AND autismo OR transtorno do espectro autista AND EPT OR educação profissional e tecnológica. A investigação desses trabalhos relacionados ao objeto de estudo, foi realizada nos seguintes repositórios: Portal de Periódicos da Capes, Google Scholar, Catálogo de Dissertações e Teses de Universidades brasileiras, além disso foram definidos os critérios de exclusão e inclusão são: data de publicação 2019 a 2025, além de ser artigo, dissertação ou tese. Os resultados preliminares apontam que, embora haja um número expressivo de publicações relacionadas ao ensino de espanhol e ao autismo de forma separada, há uma escassez significativa de estudos que tratem especificamente da interseção entre o ensino de Espanhol como Língua Adicional na EPT e a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. A maioria dos trabalhos identificados aborda práticas inclusivas de forma geral, sem detalhar estratégias pedagógicas voltadas à ELA no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Esse cenário evidencia a necessidade de novas investigações que articulem essas três dimensões, contribuindo para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas e contextualizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13981_TB6018_08042025175407.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO BUFUMAN ALECRIM" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "alecrimbufuman@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133401 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6018 "inscrito_id" => 13981 "titulo" => "ESPANHOL EM CONTEXTOS INCLUSIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, e tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura a respeito das estratégias de ensino-aprendizagem que são utilizadas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por professores de Espanhol como Língua Adicional (ELA) para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Para isso, a metodologia utilizada seguiu os passos propostos por Coelho (2023), que são: identificar o problema de pesquisa, selecionar e empregar estratégias de pesquisa, compilar um corpus de pesquisa, explorar e analisar os dados e identificar e sintetizar os resultados. Dessa forma, após a definição do problema de pesquisa, definimos os descritores que são: ensino, espanhol, autismo, Educação Profissional e Tecnológica, os que definiram a string de busca: espanhol OR língua espanhola AND autismo OR transtorno do espectro autista AND EPT OR educação profissional e tecnológica. A investigação desses trabalhos relacionados ao objeto de estudo, foi realizada nos seguintes repositórios: Portal de Periódicos da Capes, Google Scholar, Catálogo de Dissertações e Teses de Universidades brasileiras, além disso foram definidos os critérios de exclusão e inclusão são: data de publicação 2019 a 2025, além de ser artigo, dissertação ou tese. Os resultados preliminares apontam que, embora haja um número expressivo de publicações relacionadas ao ensino de espanhol e ao autismo de forma separada, há uma escassez significativa de estudos que tratem especificamente da interseção entre o ensino de Espanhol como Língua Adicional na EPT e a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. A maioria dos trabalhos identificados aborda práticas inclusivas de forma geral, sem detalhar estratégias pedagógicas voltadas à ELA no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Esse cenário evidencia a necessidade de novas investigações que articulem essas três dimensões, contribuindo para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas e contextualizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13981_TB6018_08042025175407.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO BUFUMAN ALECRIM" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "alecrimbufuman@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }