Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESPANHOL EM CONTEXTOS INCLUSIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, e tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura a respeito das estratégias de ensino-aprendizagem que são utilizadas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por professores de Espanhol como Língua Adicional (ELA) para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Para isso, a metodologia utilizada seguiu os passos propostos por Coelho (2023), que são: identificar o problema de pesquisa, selecionar e empregar estratégias de pesquisa, compilar um corpus de pesquisa, explorar e analisar os dados e identificar e sintetizar os resultados. Dessa forma, após a definição do problema de pesquisa, definimos os descritores que são: ensino, espanhol, autismo, Educação Profissional e Tecnológica, os que definiram a string de busca: espanhol OR língua espanhola AND autismo OR transtorno do espectro autista AND EPT OR educação profissional e tecnológica. A investigação desses trabalhos relacionados ao objeto de estudo, foi realizada nos seguintes repositórios: Portal de Periódicos da Capes, Google Scholar, Catálogo de Dissertações e Teses de Universidades brasileiras, além disso foram definidos os critérios de exclusão e inclusão são: data de publicação 2019 a 2025, além de ser artigo, dissertação ou tese. Os resultados preliminares apontam que, embora haja um número expressivo de publicações relacionadas ao ensino de espanhol e ao autismo de forma separada, há uma escassez significativa de estudos que tratem especificamente da interseção entre o ensino de Espanhol como Língua Adicional na EPT e a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. A maioria dos trabalhos identificados aborda práticas inclusivas de forma geral, sem detalhar estratégias pedagógicas voltadas à ELA no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Esse cenário evidencia a necessidade de novas investigações que articulem essas três dimensões, contribuindo para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas e contextualizadas.

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