JOGOS EDUCATIVOS: UMA FERRAMENTA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133365 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5972 "inscrito_id" => 14756 "titulo" => "JOGOS EDUCATIVOS: UMA FERRAMENTA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A educação ambiental se apresenta como pilar estrutural na formação de cidadã responsável e consciente pelo cuidado e conservação do meio natural. Uma metodologia contemporânea promissora para tornar esse aprendizado mais atrativo e efetivo, é o uso de jogos educativos, ela emerge como uma ferramenta inovadora e envolvente. Contudo, o objetivo dessa pesquisa foi analisar, por meio de revisão bibliográfica, o uso de jogos educativos como ferramenta inovadora na educação ambiental, destacando seu potencial para promover a conscientização ecológica e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas. Para tanto, este artigo utilizou a metodologia de revisão bibliográfica, com foco em publicações que abordam o uso de jogos educativos na educação ambiental. A pesquisa foi conduzida nas ferramentas SciELO e Google Acadêmico, utilizando as buscas por "jogos educativos", "educação ambiental" e "aprendizagem lúdica". Foram incluídos trabalhos publicados entre 2010 e 2025, em português e inglês. A seleção priorizou trabalhos que analisam o impacto dos jogos na conscientização ambiental, buscando identificar estratégias pedagógicas eficazes e contribuições para o desenvolvimento sustentável por meio da ludicidade. Pode-se inferir que jogos como Ecológica, Simcity e The Island Game são exemplos de como os jogos podem ser implementados no ensino para ajudar os alunos a entenderem conceitos como a sustentabilidade, questões ecológicas e gestão ambiental de maneira simples e intuitiva. Pela ludificação, os estudantes podem simular cenários reais, como administrar recursos naturais, o uso de combustíveis renováveis, controle de resíduos e até representar as consequências de escolhas ambientais equivocadas. Ademais, esses jogos ainda ajudam no desenvolvimento de habilidades essenciais, como tomada de decisões e pensamento crítico, solução de problemas, colaboração em grupo e rápido raciocínio, são essências tanto para a educação quanto para a sensibilização ambiental. Essa abordagem recreativa tem também o poder de aumentar o interesse e a motivação dos alunos pelos temas ambientais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID14756_TB5972_09042025181614.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO ISMAEL FIGUEREDO MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedro.ismael@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133365 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5972 "inscrito_id" => 14756 "titulo" => "JOGOS EDUCATIVOS: UMA FERRAMENTA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A educação ambiental se apresenta como pilar estrutural na formação de cidadã responsável e consciente pelo cuidado e conservação do meio natural. Uma metodologia contemporânea promissora para tornar esse aprendizado mais atrativo e efetivo, é o uso de jogos educativos, ela emerge como uma ferramenta inovadora e envolvente. Contudo, o objetivo dessa pesquisa foi analisar, por meio de revisão bibliográfica, o uso de jogos educativos como ferramenta inovadora na educação ambiental, destacando seu potencial para promover a conscientização ecológica e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas. Para tanto, este artigo utilizou a metodologia de revisão bibliográfica, com foco em publicações que abordam o uso de jogos educativos na educação ambiental. A pesquisa foi conduzida nas ferramentas SciELO e Google Acadêmico, utilizando as buscas por "jogos educativos", "educação ambiental" e "aprendizagem lúdica". Foram incluídos trabalhos publicados entre 2010 e 2025, em português e inglês. A seleção priorizou trabalhos que analisam o impacto dos jogos na conscientização ambiental, buscando identificar estratégias pedagógicas eficazes e contribuições para o desenvolvimento sustentável por meio da ludicidade. Pode-se inferir que jogos como Ecológica, Simcity e The Island Game são exemplos de como os jogos podem ser implementados no ensino para ajudar os alunos a entenderem conceitos como a sustentabilidade, questões ecológicas e gestão ambiental de maneira simples e intuitiva. Pela ludificação, os estudantes podem simular cenários reais, como administrar recursos naturais, o uso de combustíveis renováveis, controle de resíduos e até representar as consequências de escolhas ambientais equivocadas. Ademais, esses jogos ainda ajudam no desenvolvimento de habilidades essenciais, como tomada de decisões e pensamento crítico, solução de problemas, colaboração em grupo e rápido raciocínio, são essências tanto para a educação quanto para a sensibilização ambiental. Essa abordagem recreativa tem também o poder de aumentar o interesse e a motivação dos alunos pelos temas ambientais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID14756_TB5972_09042025181614.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO ISMAEL FIGUEREDO MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedro.ismael@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }