Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MELHORIAS PARA O CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL NA UFPB

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O atual dilema discutido entre os discentes e docentes do curso de Química Industrial são os pontos de melhoria que podem ser incluídos na didática e vivência dos mesmos. Essas problemáticas foram baseadas nas significativas quantidades de discentes que ficam desestimulados ou até mesmo buscam a evasão pela falta de assistência. A comunidade acadêmica busca melhorias para estabelecer uma melhor qualidade de absorção de conhecimento, para poder atuar de maneira eficiente e de excelência no mercado de trabalho. Sendo assim, é válido analisar o quanto a desestruturação da grade curricular e a falta de disciplinas dispostas em turnos contrários ao matutino deixam os estudantes mais distantes de realidade estável. Além desses pontos abordados, também pode ser ressaltado a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência audiovisual, intelectual, auditiva e outros; fora a dificuldade de inserção de apoios com profissionais da área da saúde, tendo como destaque o psicológico. Em suma, é necessário reavaliar as medidas de dispersão do conhecimento, incluindo métodos didáticos e apoios para com o estudante, pois se a inclusão de modelos iniciar desde a base do curso, além de deixá-lo mais atrativo/disputado, sua expansão de formandos se tornará uma realidade alcançável. Desta forma, acredita-se que uma educação de qualidade está enraizada nos métodos didáticos e práticos, como um globo esférico rotatório, quando bem dispersa, prevê-se bons resultados.

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