Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PREVENÇÃO EM SAÚDE: FALHAS NAS ORIENTAÇOES DADAS OU NA COMPREENSÃO DO LEITOR/OUVINTE?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de desenvolver uma cartilha informativa para facilitar a compreensão das orientações em relação a vários tópicos que dizem respeito à prevenção em saúde, tais como: alimentação, doenças, funcionamento do organismo etc. Para que haja uma boa comunicação entre as pessoas no dia a dia é preciso que os interlocutores saibam como articular, de forma clara, a linguagem utilizada. Para que isso aconteça é importante que não haja hierarquia entre os falantes, ou seja, o professor de biologia precisa se certificar de que os estudantes conseguem compreender como o organismo funciona e qual a função de cada órgão, o médico precisa orientar o paciente sem demonstrar constrangimento diante de alguns diagnósticos e tentar permitir a compreensão textual em relação ao que está sendo dito. Será necessário investigar o grau de informação através da aplicação de questionários. Os questionários serão elaborados de acordo com o tema investigado: diagnóstico médico, nutrição e prevenção. A investigação teórica será dentro dos estudos linguísticos de discurso, pragmática, letramento, leitura, cultura, texto e outros. No estudo da pragmática, a pesquisa se volta para os Atos Fala de Austin e as Implicaturas Conversacionais de Grice. Quanto à linguística, a recepção textual por parte dos pacientes, em relação ao que lhe é orientado nos consultórios médicos, se dará a partir da Estética da Recepção textual apresentada tanto por Hans e Robert Jauss quanto por Wolfgang Iser. Mas é importante, também, para enriquecimento da pesquisa, identificar o grau de letramento social dos grupos investigados, tendo em vista a compreensão do que se lê ou se escuta. Para uma sociedade que apresente um alto percentual de pessoas não letradas, a linguagem médica (nos consultórios médicos) ou a metodologia culta (nas salas de aulas) será um entrave na compreensão dos textos informativos.

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