Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROGRAMA PÉ-DE-MEIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DOS ÍNDICES DE EVASÃO E PERMANÊNCIA ESCOLAR.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa traz uma análise sobre o índice de evasão e frequência escolar no ensino médio noturno, apresenta o levantamento de dados sobre a adesão ao Pé-de-meia. Durante e após a pandemia houve um aumento expressivo na evasão escolar - o que resultou em ações contínuas de busca ativa. Sabe-se que a evasão escolar envolve diversos fatores, tais como: sociais, culturais, políticos, econômicos, estruturais, didáticos etc. Nesse sentido, buscou-se compreender os motivos da evasão escolar no ensino médio; investigar o quantitativo dos alunos frequentes e infrequentes dos últimos três anos; pesquisar quantos alunos são beneficiados com o programa pé-de-meia e analisar quais os impactos que o programa agregou para a permanência escolar e a redução do índice de evasão escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, realizado em uma escola no turno noturno. Por meio da pesquisa, questionários, entrevistas, coleta e análise de dados foi possível descobrir as principais causas da evasão escolar, assim como desenvolver uma tabela comparativa de alunos frequentes e ausentes; além disso, identificou-se um número expressivo de alunos beneficiados com o programa; houve um acréscimo no número de matrículas, a maioria dos alunos são inscritos no Pé-de-meia, o que reforça que a iniciativa do incentivo -matrícula nas escolas foi eficaz. A adesão ao programa resultou em impactos positivos na modalidade de ensino, tanto no aumento das matrículas; redução no índice de evasão escolar nos últimos dois anos; melhora na assiduidade e permanência escolar; bem como garantiu o funcionamento do turno noturno, visto que estava previsto o encerramento das atividades devido a baixa quantidade de alunos matriculados. Por outro viés, alguns alunos sinalizaram insatisfação com o programa por limitar a faixa etária, restringir renda familiar acima de meio salário mínimo por pessoa, estabelecer o cadastro CadÚnico como um dos critérios, desconsiderando o desempenho dos estudantes.

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