O ENSINO DO PLANO CARTESIANO COM LIXO RECICLÁVEL NA ESCOLA ESTADUAL INDIGENA LINO AUGUSTO DA SILVA, EM RORAIMA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132794 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5205 "inscrito_id" => 12562 "titulo" => "O ENSINO DO PLANO CARTESIANO COM LIXO RECICLÁVEL NA ESCOLA ESTADUAL INDIGENA LINO AUGUSTO DA SILVA, EM RORAIMA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica desenvolvida na Escola Estadual Indígena Lino Augusto da Silva, localizada na comunidade indígena Campo Alegre, em Roraima. O ensino de conteúdos matemáticos como o plano cartesiano ainda representa um grande desafio nas escolas, especialmente em contextos onde os recursos didáticos são limitados e o conteúdo é considerado abstrato pelos alunos, a partir das observações realizadas, identificaram-se dificuldades por parte dos alunos do 9º ano em compreender o conteúdo de plano cartesiano. Com o objetivo de construir o plano cartesiano com materiais recicláveis e tornar o ensino mais concreto e acessível, foi elaborada uma intervenção utilizando-os na construção de representações do plano cartesiano. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que permitiu a participação ativa dos estudantes na coleta de materiais, na confecção dos recursos didáticos e na apresentação dos trabalhos. A proposta buscou integrar o conteúdo matemático ao cotidiano dos alunos, promovendo o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e a consciência ambiental. Os resultados demonstraram que a utilização de materiais recicláveis facilitou a aprendizagem do conteúdo, tornando as aulas mais dinâmicas e significativas. Dessa forma, a atividade contribuiu para um ensino de matemática mais eficaz, respeitando as especificidades culturais e sociais da comunidade escolar indígena." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12562_TB5205_07042025175225.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANIERY LEOCADIO DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RANIERY" "autor_email" => "raniery.nascimento@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132794 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5205 "inscrito_id" => 12562 "titulo" => "O ENSINO DO PLANO CARTESIANO COM LIXO RECICLÁVEL NA ESCOLA ESTADUAL INDIGENA LINO AUGUSTO DA SILVA, EM RORAIMA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica desenvolvida na Escola Estadual Indígena Lino Augusto da Silva, localizada na comunidade indígena Campo Alegre, em Roraima. O ensino de conteúdos matemáticos como o plano cartesiano ainda representa um grande desafio nas escolas, especialmente em contextos onde os recursos didáticos são limitados e o conteúdo é considerado abstrato pelos alunos, a partir das observações realizadas, identificaram-se dificuldades por parte dos alunos do 9º ano em compreender o conteúdo de plano cartesiano. Com o objetivo de construir o plano cartesiano com materiais recicláveis e tornar o ensino mais concreto e acessível, foi elaborada uma intervenção utilizando-os na construção de representações do plano cartesiano. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que permitiu a participação ativa dos estudantes na coleta de materiais, na confecção dos recursos didáticos e na apresentação dos trabalhos. A proposta buscou integrar o conteúdo matemático ao cotidiano dos alunos, promovendo o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e a consciência ambiental. Os resultados demonstraram que a utilização de materiais recicláveis facilitou a aprendizagem do conteúdo, tornando as aulas mais dinâmicas e significativas. Dessa forma, a atividade contribuiu para um ensino de matemática mais eficaz, respeitando as especificidades culturais e sociais da comunidade escolar indígena." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12562_TB5205_07042025175225.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANIERY LEOCADIO DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RANIERY" "autor_email" => "raniery.nascimento@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }