A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130892 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2557 "inscrito_id" => 4810 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "O presente artigo investiga a influência da relação família-escola no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil. O objetivo principal é compreender como o suporte familiar e os valores transmitidos pelos pais impactam o desempenho e desenvolvimento das crianças nessa fase da educação básica. Considerando que a interação entre a família e a escola é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, se fez necessário analisar e observar as relações familiares, no ambiente familiar, as práticas educativas dos pais e como essas práticas se refletem na vida escolar das crianças, como ressaltam Tudge et al. (2009), "as interações familiares desempenham um papel crucial no desenvolvimento acadêmico e social das crianças". Com isso, foi realizado uma pesquisa qualitativa, para entender melhor como esse suporte familiar influencia na vida estudantil das crianças, e diante disso, verificou-se que as famílias desempenham um papel importante ao fornecer conhecimentos que se interligam com a realidade fora de casa, enriquecendo o processo formativo das crianças. Segundo Epstein (2001), "o envolvimento da família na educação das crianças tem um impacto positivo no desempenho escolar e no desenvolvimento social", contribuindo para o processo de formação da criança. Além disso, percebe-se também que o apoio emocional da família é essencial para a motivação dessas crianças e que a participação ativa dos pais nas atividades escolares contribui positivamente para o desempenho escolar. E assim conclui-se que uma boa relação entre família e escola é indispensável para garantir um desenvolvimento educacional saudável das crianças, sendo fundamental que ambas sigam os mesmos critérios e objetivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID4810_TB2557_17032025132409.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH COSTA IBIAPINO" "autor_nome_curto" => "SARAH" "autor_email" => "sarah.ibiapino@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130892 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2557 "inscrito_id" => 4810 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "O presente artigo investiga a influência da relação família-escola no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil. O objetivo principal é compreender como o suporte familiar e os valores transmitidos pelos pais impactam o desempenho e desenvolvimento das crianças nessa fase da educação básica. Considerando que a interação entre a família e a escola é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, se fez necessário analisar e observar as relações familiares, no ambiente familiar, as práticas educativas dos pais e como essas práticas se refletem na vida escolar das crianças, como ressaltam Tudge et al. (2009), "as interações familiares desempenham um papel crucial no desenvolvimento acadêmico e social das crianças". Com isso, foi realizado uma pesquisa qualitativa, para entender melhor como esse suporte familiar influencia na vida estudantil das crianças, e diante disso, verificou-se que as famílias desempenham um papel importante ao fornecer conhecimentos que se interligam com a realidade fora de casa, enriquecendo o processo formativo das crianças. Segundo Epstein (2001), "o envolvimento da família na educação das crianças tem um impacto positivo no desempenho escolar e no desenvolvimento social", contribuindo para o processo de formação da criança. Além disso, percebe-se também que o apoio emocional da família é essencial para a motivação dessas crianças e que a participação ativa dos pais nas atividades escolares contribui positivamente para o desempenho escolar. E assim conclui-se que uma boa relação entre família e escola é indispensável para garantir um desenvolvimento educacional saudável das crianças, sendo fundamental que ambas sigam os mesmos critérios e objetivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID4810_TB2557_17032025132409.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH COSTA IBIAPINO" "autor_nome_curto" => "SARAH" "autor_email" => "sarah.ibiapino@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }