FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A CULTURA MAKER NA PRÉ-ESCOLA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132790 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5199 "inscrito_id" => 12308 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A CULTURA MAKER NA PRÉ-ESCOLA" "resumo" => "A Cultura Maker é um movimento que nasceu nos Estados Unidos da América, tendo como pilares: criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade. Segundo Rodrigues, Palhano & Vieceli (2021), ela suscita o protagonismo e a autonomia da pessoa na produção de objetos a partir de materiais recicláveis. No âmbito educacional, ela pode se constituir como uma estratégia didático-pedagógica do professor, inclusive na primeira etapa do ensino formal do sistema educacional brasileiro, viabilizando intervenções educativas, por meio das interações e brincadeiras, bem como englobando os campos de experiências na educação infantil como preconiza Brasil (2010; 2018). Por esse motivo, os professores formadores da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), vinculados a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), planejaram e executaram um curso de formação continuada envolvendo a temática com os docentes da fase pré-escola da educação infantil da rede pública municipal de ensino da capital amazonense. O curso foi dividido em módulos: os de cunho teórico, ocorreram nas instalações do Divisão de Desenvolvimento profissional do Magistério (DDPM), e os de natureza prática foram realizados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Para isso, havia encontros mensais com os professores, os professores formadores prestavam orientações pedagógicas e visitavam as pré-escolas durante a fase de planejamento e de execução das atividades, no término, foi aplicado um formulário online, com perguntas fechadas e abertas, que os cursistas responderam individualmente, as informações coletadas foram submetidas ao método análise de conteúdo reelaborado por Franco (2012). Os resultados indicaram que as professoras assimilaram e se identificaram com a metodologia mão na massa em seu trabalho, assim como, a estratégia didático-pedagógica consolidava a parceria escola-comunidade no processo ensino-aprendizagem das crianças pequenas. Contudo, a imersão da cultura maker no recinto escolar exige maior aprofundamento por meio da realização de estudos experimentais e pesquisas na realidade educacional amazônica, principalmente manauense." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12308_TB5199_10042025162300.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO RAIMUNDO DOS SANTOS SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JÚNIOR CARVALHO" "autor_email" => "joao_psicologo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132790 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5199 "inscrito_id" => 12308 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A CULTURA MAKER NA PRÉ-ESCOLA" "resumo" => "A Cultura Maker é um movimento que nasceu nos Estados Unidos da América, tendo como pilares: criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade. Segundo Rodrigues, Palhano & Vieceli (2021), ela suscita o protagonismo e a autonomia da pessoa na produção de objetos a partir de materiais recicláveis. No âmbito educacional, ela pode se constituir como uma estratégia didático-pedagógica do professor, inclusive na primeira etapa do ensino formal do sistema educacional brasileiro, viabilizando intervenções educativas, por meio das interações e brincadeiras, bem como englobando os campos de experiências na educação infantil como preconiza Brasil (2010; 2018). Por esse motivo, os professores formadores da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), vinculados a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), planejaram e executaram um curso de formação continuada envolvendo a temática com os docentes da fase pré-escola da educação infantil da rede pública municipal de ensino da capital amazonense. O curso foi dividido em módulos: os de cunho teórico, ocorreram nas instalações do Divisão de Desenvolvimento profissional do Magistério (DDPM), e os de natureza prática foram realizados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Para isso, havia encontros mensais com os professores, os professores formadores prestavam orientações pedagógicas e visitavam as pré-escolas durante a fase de planejamento e de execução das atividades, no término, foi aplicado um formulário online, com perguntas fechadas e abertas, que os cursistas responderam individualmente, as informações coletadas foram submetidas ao método análise de conteúdo reelaborado por Franco (2012). Os resultados indicaram que as professoras assimilaram e se identificaram com a metodologia mão na massa em seu trabalho, assim como, a estratégia didático-pedagógica consolidava a parceria escola-comunidade no processo ensino-aprendizagem das crianças pequenas. Contudo, a imersão da cultura maker no recinto escolar exige maior aprofundamento por meio da realização de estudos experimentais e pesquisas na realidade educacional amazônica, principalmente manauense." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12308_TB5199_10042025162300.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO RAIMUNDO DOS SANTOS SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JÚNIOR CARVALHO" "autor_email" => "joao_psicologo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }