Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A CULTURA MAKER NA PRÉ-ESCOLA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Cultura Maker é um movimento que nasceu nos Estados Unidos da América, tendo como pilares: criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade. Segundo Rodrigues, Palhano & Vieceli (2021), ela suscita o protagonismo e a autonomia da pessoa na produção de objetos a partir de materiais recicláveis. No âmbito educacional, ela pode se constituir como uma estratégia didático-pedagógica do professor, inclusive na primeira etapa do ensino formal do sistema educacional brasileiro, viabilizando intervenções educativas, por meio das interações e brincadeiras, bem como englobando os campos de experiências na educação infantil como preconiza Brasil (2010; 2018). Por esse motivo, os professores formadores da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), vinculados a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), planejaram e executaram um curso de formação continuada envolvendo a temática com os docentes da fase pré-escola da educação infantil da rede pública municipal de ensino da capital amazonense. O curso foi dividido em módulos: os de cunho teórico, ocorreram nas instalações do Divisão de Desenvolvimento profissional do Magistério (DDPM), e os de natureza prática foram realizados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Para isso, havia encontros mensais com os professores, os professores formadores prestavam orientações pedagógicas e visitavam as pré-escolas durante a fase de planejamento e de execução das atividades, no término, foi aplicado um formulário online, com perguntas fechadas e abertas, que os cursistas responderam individualmente, as informações coletadas foram submetidas ao método análise de conteúdo reelaborado por Franco (2012). Os resultados indicaram que as professoras assimilaram e se identificaram com a metodologia mão na massa em seu trabalho, assim como, a estratégia didático-pedagógica consolidava a parceria escola-comunidade no processo ensino-aprendizagem das crianças pequenas. Contudo, a imersão da cultura maker no recinto escolar exige maior aprofundamento por meio da realização de estudos experimentais e pesquisas na realidade educacional amazônica, principalmente manauense.

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