RELATOS DE ESTÁGIO: JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA E PEDAGÓGICA
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As prática incluíram o jogo do bambolê, o jogo de separação de cores com o brinquedo Mega Mbrink, o jogo Tera e Mar (posteriormente adaptado para o reconhecimento de letras do alfabeto) e a leitura de histórias utilizando os livros disponíveis no espaço escolar. A metodologia consistiu na observação direta e participação ativa do estagiário nas atividades, registrando as reações, dificuldades e avançoes dos alunos ao longo do processo. À luz da filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer, essas práticas são compreendidas não apenas como recursos didáticos, mas como experiências formativas que envolvem os alunos em processos vivos de compreensão. A repetição dos jogos ao longo dos dias favoreceu uma apropriação mais significativa das dinâmicas propostas, em consonância com a ideia gadameriana de que o jogo é um fenômeno de verdade e que a repetição constitui atualização interpretativa. A adaptação do jogo Terra e Mar representa, nesse contexto, uma fusão de horizontes entre o lúdico e o pedagógico, que potencializou a participação e o aprenizado das cianças. Do mesmo modo, a contação de histórias foi entendida como acontecimento interpretativo, no qual a linguagem educa não apenas pelo conteúdo narrado, mas pela forma como se realiza. Concluiu-se, portanto, que atividades simples, quando pensadas a partir de uma perspectiva filosófica e sensível à experiência, podem oferecer às crianças não apenas momentos de recreação, mas oportunidades concretas de formação e desenvolvimento." 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