Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS, SOCIAIS E TECNOLÓGICAS DE MARIE CURIE: A NECESSÁRIA VISIBILIDADE FEMININA NA CIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132436
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4733
    "inscrito_id" => 10381
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS, SOCIAIS E TECNOLÓGICAS DE MARIE CURIE: A NECESSÁRIA VISIBILIDADE FEMININA NA CIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como principal objetivo, apontar a importância de Marie Curie e suas descobertas para a sociedade, a ciência e a tecnologia, para alunos do 3° ano do ensino médio, através de uma abordagem explorando os assuntos cordiais no ensino de química. A intervenção foi realizada por discentes do curso de licenciatura em química, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no contexto da semana de valorização a mulher. A sequência didática aborda a valorização de mulheres na ciência, tendo Curie como inspiração. Entendendo assim, que uma abordagem baseada nos conteúdos cordiais, se caracteriza por práticas que usam da razão cordial na sua elaboração, com base nos princípios de Cortina. Os dados da pesquisa foram levantados através de uma nuvem de palavras e ideias onde os alunos apontaram seus conhecimentos prévios sobre Marie Curie e suas contribuições e também sobre a questão das dificuldades enfrentadas pela cientista, após os alunos realizaram uma atividade discutindo questões sobre aplicações cotidianas das descobertas de Marie Curie através de um ponto de vista mais crítico, de modo que os alunos precisaram discutir suas respostas sob essa perspectiva. Possibilitando assim ao fim da intervenção equiparar as atividades realizadas, ressaltando a evolução do pensamento critico dos alunos. Dessa maneira, com base nos dados levantados, é possível, analisar qualitativamente a evolução da discussão critica dos alunos sobre questões que necessitam de um debate mais sensível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10381_TB4733_04042025185015.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ FERNANDO ELOI DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "luizeloi110704@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132436
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4733
    "inscrito_id" => 10381
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS, SOCIAIS E TECNOLÓGICAS DE MARIE CURIE: A NECESSÁRIA VISIBILIDADE FEMININA NA CIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como principal objetivo, apontar a importância de Marie Curie e suas descobertas para a sociedade, a ciência e a tecnologia, para alunos do 3° ano do ensino médio, através de uma abordagem explorando os assuntos cordiais no ensino de química. A intervenção foi realizada por discentes do curso de licenciatura em química, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no contexto da semana de valorização a mulher. A sequência didática aborda a valorização de mulheres na ciência, tendo Curie como inspiração. Entendendo assim, que uma abordagem baseada nos conteúdos cordiais, se caracteriza por práticas que usam da razão cordial na sua elaboração, com base nos princípios de Cortina. Os dados da pesquisa foram levantados através de uma nuvem de palavras e ideias onde os alunos apontaram seus conhecimentos prévios sobre Marie Curie e suas contribuições e também sobre a questão das dificuldades enfrentadas pela cientista, após os alunos realizaram uma atividade discutindo questões sobre aplicações cotidianas das descobertas de Marie Curie através de um ponto de vista mais crítico, de modo que os alunos precisaram discutir suas respostas sob essa perspectiva. Possibilitando assim ao fim da intervenção equiparar as atividades realizadas, ressaltando a evolução do pensamento critico dos alunos. Dessa maneira, com base nos dados levantados, é possível, analisar qualitativamente a evolução da discussão critica dos alunos sobre questões que necessitam de um debate mais sensível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10381_TB4733_04042025185015.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ FERNANDO ELOI DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "luizeloi110704@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo, apontar a importância de Marie Curie e suas descobertas para a sociedade, a ciência e a tecnologia, para alunos do 3° ano do ensino médio, através de uma abordagem explorando os assuntos cordiais no ensino de química. A intervenção foi realizada por discentes do curso de licenciatura em química, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no contexto da semana de valorização a mulher. A sequência didática aborda a valorização de mulheres na ciência, tendo Curie como inspiração. Entendendo assim, que uma abordagem baseada nos conteúdos cordiais, se caracteriza por práticas que usam da razão cordial na sua elaboração, com base nos princípios de Cortina. Os dados da pesquisa foram levantados através de uma nuvem de palavras e ideias onde os alunos apontaram seus conhecimentos prévios sobre Marie Curie e suas contribuições e também sobre a questão das dificuldades enfrentadas pela cientista, após os alunos realizaram uma atividade discutindo questões sobre aplicações cotidianas das descobertas de Marie Curie através de um ponto de vista mais crítico, de modo que os alunos precisaram discutir suas respostas sob essa perspectiva. Possibilitando assim ao fim da intervenção equiparar as atividades realizadas, ressaltando a evolução do pensamento critico dos alunos. Dessa maneira, com base nos dados levantados, é possível, analisar qualitativamente a evolução da discussão critica dos alunos sobre questões que necessitam de um debate mais sensível.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.