Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DE LEITURA E DE LEITOR EM PLANOS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132250
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4470
    "inscrito_id" => 12730
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA E DE LEITOR EM PLANOS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar planos de ensino da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa – MELP (ou similar) ministrada nos cursos de Graduação em Pedagogia de instituições públicas de ensino superior. Dessa forma, este trabalho propõe a seguinte pergunta: Quais concepções de leitura e de leitor constituem a disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (ou similar) ministrada nos cursos de graduação em Pedagogia de diferentes instituições de Ensino Superior públicas? Trata-se, neste sentido, de uma pesquisa de base documental. Para constituir o corpus de análise foi tomado como objeto de pesquisa o plano de ensino da disciplina de MELP elaborado pelo professor responsável pela disciplina. Neste trabalho, portanto, serão analisados três planos de ensino da disciplina de MELP de Universidades Públicas Federais (de diferentes regiões do Brasil). Como escopo teórico principal, esta investigação considera as discussões de Geraldi (1984) e de Kleiman (1989, 2004) sobre as concepções de leitura e de leitores. Essa pesquisa adota também a a perspectiva discursiva de linguagem e as concepções sobre gêneros discursivos desenvolvidas por Bakhtin (1997) e seu círculo. A análise dos planos de ensino toma por base aspectos de sua forma composicional, como a amenta, os objetivos de ensino e a bibliografia a fim de identificar a concepção de análise linguística e de ensino de Língua Portuguesa que constitui o documento. Os resultados preliminares mostram a prevalência de duas tendências principais: a abordagem psicossocial da leitura ( foco nos processos cognitivos do leitor) e a abordagem sócio-histórica (foco nas práticas sociais de leitura)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12730_TB4470_01042025121632.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALILA GONÇALVES LUIZ"
    "autor_nome_curto" => "DALILA"
    "autor_email" => "dalila.luiz3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132250
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4470
    "inscrito_id" => 12730
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA E DE LEITOR EM PLANOS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar planos de ensino da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa – MELP (ou similar) ministrada nos cursos de Graduação em Pedagogia de instituições públicas de ensino superior. Dessa forma, este trabalho propõe a seguinte pergunta: Quais concepções de leitura e de leitor constituem a disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (ou similar) ministrada nos cursos de graduação em Pedagogia de diferentes instituições de Ensino Superior públicas? Trata-se, neste sentido, de uma pesquisa de base documental. Para constituir o corpus de análise foi tomado como objeto de pesquisa o plano de ensino da disciplina de MELP elaborado pelo professor responsável pela disciplina. Neste trabalho, portanto, serão analisados três planos de ensino da disciplina de MELP de Universidades Públicas Federais (de diferentes regiões do Brasil). Como escopo teórico principal, esta investigação considera as discussões de Geraldi (1984) e de Kleiman (1989, 2004) sobre as concepções de leitura e de leitores. Essa pesquisa adota também a a perspectiva discursiva de linguagem e as concepções sobre gêneros discursivos desenvolvidas por Bakhtin (1997) e seu círculo. A análise dos planos de ensino toma por base aspectos de sua forma composicional, como a amenta, os objetivos de ensino e a bibliografia a fim de identificar a concepção de análise linguística e de ensino de Língua Portuguesa que constitui o documento. Os resultados preliminares mostram a prevalência de duas tendências principais: a abordagem psicossocial da leitura ( foco nos processos cognitivos do leitor) e a abordagem sócio-histórica (foco nas práticas sociais de leitura)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12730_TB4470_01042025121632.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALILA GONÇALVES LUIZ"
    "autor_nome_curto" => "DALILA"
    "autor_email" => "dalila.luiz3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar planos de ensino da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa – MELP (ou similar) ministrada nos cursos de Graduação em Pedagogia de instituições públicas de ensino superior. Dessa forma, este trabalho propõe a seguinte pergunta: Quais concepções de leitura e de leitor constituem a disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (ou similar) ministrada nos cursos de graduação em Pedagogia de diferentes instituições de Ensino Superior públicas? Trata-se, neste sentido, de uma pesquisa de base documental. Para constituir o corpus de análise foi tomado como objeto de pesquisa o plano de ensino da disciplina de MELP elaborado pelo professor responsável pela disciplina. Neste trabalho, portanto, serão analisados três planos de ensino da disciplina de MELP de Universidades Públicas Federais (de diferentes regiões do Brasil). Como escopo teórico principal, esta investigação considera as discussões de Geraldi (1984) e de Kleiman (1989, 2004) sobre as concepções de leitura e de leitores. Essa pesquisa adota também a a perspectiva discursiva de linguagem e as concepções sobre gêneros discursivos desenvolvidas por Bakhtin (1997) e seu círculo. A análise dos planos de ensino toma por base aspectos de sua forma composicional, como a amenta, os objetivos de ensino e a bibliografia a fim de identificar a concepção de análise linguística e de ensino de Língua Portuguesa que constitui o documento. Os resultados preliminares mostram a prevalência de duas tendências principais: a abordagem psicossocial da leitura ( foco nos processos cognitivos do leitor) e a abordagem sócio-histórica (foco nas práticas sociais de leitura).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.