Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MSADRE DE DEUS: O REDUTO POÉTICO DO SDAMBA, RESISTÊNCIA E IDENTIDADE CULTURAL NEGRA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho analisa o samba no bairro da Madre de Deus, focalizando os processos de resistência cultural, a formação de redes de sociabilidade e a construção da identidade dos participantes por meio das rodas de samba. Fundamentado em um referencial teórico que dialoga com os estudos culturais e as teorias da resistência, a pesquisa adota uma abordagem metodológica qualitativa que combina observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O estudo evidencia que o samba, além de representar uma expressão artística, funciona como espaço de contestação e reafirmação dos saberes tradicionais, permitindo a emergência de vínculos comunitários sólidos e a promoção de práticas de mobilização social. A investigação aponta que as dinâmicas culturais presentes nas rodas de samba operam como mecanismos de fortalecimento identitário e de inclusão, refletindo a importância das práticas artísticas na transformação social. No contexto educacional, a integração de manifestações culturais afro-brasileiras, como o samba, no currículo escolar, é fundamental para a promoção de uma educação antirracista e para a valorização da diversidade étnico-racial. A formação de professores deve contemplar o reconhecimento e a valorização dessas expressões culturais, visando à construção de práticas pedagógicas que contribuam para a desconstrução de estereótipos e para o fortalecimento da identidade negra. Os resultados obtidos indicam que a inter-relação entre o samba e os processos de resistência e rede de sociabilidade se mostra fundamental para o reconhecimento da diversidade cultural e para o desenvolvimento de estratégias inclusivas no ambiente urbano. Palavras-chave: samba, resistência, sociabilidade, identidade cultural, educação.

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