NAVEGANDO PELA CIDADE: UMA ABORDAGEM GAMIFICADA DA GEOMETRIA DO TÁXI NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132175 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4372 "inscrito_id" => 10859 "titulo" => "NAVEGANDO PELA CIDADE: UMA ABORDAGEM GAMIFICADA DA GEOMETRIA DO TÁXI NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este estudo teórico investiga a aplicação da Geometria do Táxi associada a estratégias de gamificação para o ensino de geometria no 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa propõe o desenvolvimento de atividades lúdicas baseadas em deslocamentos urbanos, característica da Geometria do Táxi, utilizando princípios de design de jogos educativos. O trabalho fundamenta-se em estudos recentes sobre gamificação na educação matemática (ULBRICHT, 2012), jogos como ferramentas pedagógicas (GRANDO, 2015), design de jogos educacionais (ORLANDI et al., 2018) e desenvolvimento do pensamento geométrico. A metodologia envolve três etapas principais: (1) criação de um jogo digital que simula trajetos urbanos, onde os alunos aplicam conceitos de coordenadas cartesianas e cálculo de distâncias; (2) implementação em sala de aula com desafios progressivos adaptados à faixa etária; e (3) avaliação sistemática dos resultados de aprendizagem. As atividades foram planejadas para atender à habilidade EF06MA10 da BNCC, priorizando a contextualização dos conceitos matemáticos. Os resultados esperados incluem: (a) maior compreensão dos conceitos geométricos através da experiência prática; (b) desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas; e (c) aumento do engajamento dos estudantes nas aulas de matemática. A proposta busca oferecer uma alternativa inovadora para o ensino de geometria, combinando rigor matemático com abordagens lúdicas e tecnológicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10859_TB4372_07042025142332.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELY MACHADO DUTRA CEZAR" "autor_nome_curto" => "FRANCIELY M." "autor_email" => "franciely.machado@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132175 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4372 "inscrito_id" => 10859 "titulo" => "NAVEGANDO PELA CIDADE: UMA ABORDAGEM GAMIFICADA DA GEOMETRIA DO TÁXI NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este estudo teórico investiga a aplicação da Geometria do Táxi associada a estratégias de gamificação para o ensino de geometria no 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa propõe o desenvolvimento de atividades lúdicas baseadas em deslocamentos urbanos, característica da Geometria do Táxi, utilizando princípios de design de jogos educativos. O trabalho fundamenta-se em estudos recentes sobre gamificação na educação matemática (ULBRICHT, 2012), jogos como ferramentas pedagógicas (GRANDO, 2015), design de jogos educacionais (ORLANDI et al., 2018) e desenvolvimento do pensamento geométrico. A metodologia envolve três etapas principais: (1) criação de um jogo digital que simula trajetos urbanos, onde os alunos aplicam conceitos de coordenadas cartesianas e cálculo de distâncias; (2) implementação em sala de aula com desafios progressivos adaptados à faixa etária; e (3) avaliação sistemática dos resultados de aprendizagem. As atividades foram planejadas para atender à habilidade EF06MA10 da BNCC, priorizando a contextualização dos conceitos matemáticos. Os resultados esperados incluem: (a) maior compreensão dos conceitos geométricos através da experiência prática; (b) desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas; e (c) aumento do engajamento dos estudantes nas aulas de matemática. A proposta busca oferecer uma alternativa inovadora para o ensino de geometria, combinando rigor matemático com abordagens lúdicas e tecnológicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10859_TB4372_07042025142332.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELY MACHADO DUTRA CEZAR" "autor_nome_curto" => "FRANCIELY M." "autor_email" => "franciely.machado@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }