Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVAÇÃO DE UM LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS: UMA AÇÃO REALIZADA POR PIBIDIANOS DO SUBPROJETO – QUÍMICA IFRN/CN

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134569
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7708
    "inscrito_id" => 16515
    "titulo" => "ATIVAÇÃO DE UM LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS: UMA AÇÃO REALIZADA POR PIBIDIANOS DO SUBPROJETO – QUÍMICA IFRN/CN"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar e apresentar de forma expositiva uma das ações desenvolvida no âmbito do subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pelo núcleo EECMG durante o ínicio do ano letivo escolar que consistiu na ativação do laboratório escolar da escola-parceira - Escola Estadual Em Tempo Integral Capitão Mor Galvão. Galiazzi (2004) destaca que o laboratório de ciências é um ambiente pedagógico importante para a formação de atitudes investigativas e para a construção coletiva do conhecimento. Dessa forma, considerando que o laboratório é um espaço fundamental para a aprendizagem investigativa e significativa, a iniciativa buscou recuperar e reorganizar o ambiente físico e os materiais disponíveis, visando ampliar as possibilidades de práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Química. Entre os principais resultados de cunho qualitativo, foi possível observar uma ampliação das estratégias didáticas utilizadas pelos professores da área de Ciências da Natureza, bem como maior interesse e participação dos estudantes durante as atividades experimentais. Além disso, a ação proporcionou aos licenciandos envolvidos a oportunidade de vivenciar na prática a integração entre teoria e realidade educacional, fortalecendo sua formação docente"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16515_TB7708_29042025212445.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA LOUIZE LIMA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Rebeca Louize"
    "autor_email" => "lima.rebeca.1909@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134569
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7708
    "inscrito_id" => 16515
    "titulo" => "ATIVAÇÃO DE UM LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS: UMA AÇÃO REALIZADA POR PIBIDIANOS DO SUBPROJETO – QUÍMICA IFRN/CN"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar e apresentar de forma expositiva uma das ações desenvolvida no âmbito do subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pelo núcleo EECMG durante o ínicio do ano letivo escolar que consistiu na ativação do laboratório escolar da escola-parceira - Escola Estadual Em Tempo Integral Capitão Mor Galvão. Galiazzi (2004) destaca que o laboratório de ciências é um ambiente pedagógico importante para a formação de atitudes investigativas e para a construção coletiva do conhecimento. Dessa forma, considerando que o laboratório é um espaço fundamental para a aprendizagem investigativa e significativa, a iniciativa buscou recuperar e reorganizar o ambiente físico e os materiais disponíveis, visando ampliar as possibilidades de práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Química. Entre os principais resultados de cunho qualitativo, foi possível observar uma ampliação das estratégias didáticas utilizadas pelos professores da área de Ciências da Natureza, bem como maior interesse e participação dos estudantes durante as atividades experimentais. Além disso, a ação proporcionou aos licenciandos envolvidos a oportunidade de vivenciar na prática a integração entre teoria e realidade educacional, fortalecendo sua formação docente"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16515_TB7708_29042025212445.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA LOUIZE LIMA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Rebeca Louize"
    "autor_email" => "lima.rebeca.1909@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar e apresentar de forma expositiva uma das ações desenvolvida no âmbito do subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pelo núcleo EECMG durante o ínicio do ano letivo escolar que consistiu na ativação do laboratório escolar da escola-parceira - Escola Estadual Em Tempo Integral Capitão Mor Galvão. Galiazzi (2004) destaca que o laboratório de ciências é um ambiente pedagógico importante para a formação de atitudes investigativas e para a construção coletiva do conhecimento. Dessa forma, considerando que o laboratório é um espaço fundamental para a aprendizagem investigativa e significativa, a iniciativa buscou recuperar e reorganizar o ambiente físico e os materiais disponíveis, visando ampliar as possibilidades de práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Química. Entre os principais resultados de cunho qualitativo, foi possível observar uma ampliação das estratégias didáticas utilizadas pelos professores da área de Ciências da Natureza, bem como maior interesse e participação dos estudantes durante as atividades experimentais. Além disso, a ação proporcionou aos licenciandos envolvidos a oportunidade de vivenciar na prática a integração entre teoria e realidade educacional, fortalecendo sua formação docente

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.