Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE LEITURA DE POESIA E O LÚDICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nesta pesquisa me proponho a investigar as contribuições da leitura de poesia e seu caráter lúdico nas práticas de ensino de Língua Portuguesa, para isso aponto a literatura como direito e parte constituinte à formação humana, a partir das ideias de Candido (2003), ressaltando a importância do lúdico na formação humana conforme Brougère (2010), e a necessidade de uma formação de professores pautada na prática de leitura e escrita dos gêneros textuais, apontando o caráter dialógico e interacional da língua conforme preconiza Bakthin (2014). Ao propor o diálogo entre a literatura, o lúdico e a concepção bakthiniana de língua e linguagem nosso objetivo é discutir a formação dos estudantes da licenciatura em Letras e futuros docentes para que sejam capazes de refletir sobre os princípios epistemológicos da área e relacioná-los em busca de práticas pedagógicas e metodologias que ampliem os horizontes dos estudantes da Educação básica em relação à sistematização dos conhecimentos linguísticos, ao acesso à literatura e ao desenvolvimento da competência comunicativa. A leitura de poesia está no cerne da pesquisa por ser capaz de estabelecer atravessamentos no campo da subjetividade, e de operar sobre a linguagem a partir de um pensamento científico sobre os mecanismos da língua e seus usos. Desse modo a pesquisa aponta para a construção de conhecimentos sobre como a leitura de poesia e seu caráter lúdico contribuem para os letramentos na formação dos estudantes da Educação Básica e para a ampliação e desenvolvimento de práticas de ensino e metodologias no Ensino de Língua Portuguesa.

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