A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA, SUAS IMPLICAÇÕES E AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131963 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4080 "inscrito_id" => 242 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA, SUAS IMPLICAÇÕES E AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "A relação entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes. Quando ambas trabalham em parceria, cria-se um ambiente propício para o aprendizado e o bem-estar emocional das crianças e jovens. Para alguns pesquisadores desse assunto, essa relação é crucial para o desenvolvimento em ambas as partes, para Paulo Freire, por exemplo, o educador acreditava que a escola deve ser um espaço de diálogo, participação e construção coletiva. Esse trabalho visa compreender essa colaboração na identificação de necessidades específicas, promovendo o acompanhamento escolar e fortalecendo valores essenciais para a convivência social. Através de uma pesquisa bibliográfica notamos que algumas dificuldades podem surgir nesse relacionamento. A falta de tempo por parte das famílias para participar das atividades escolares é um dos principais desafios, muitas vezes devido a rotinas de trabalho intensas. Já as escolas podem enfrentar obstáculos relacionados à comunicação eficaz com os pais ou responsáveis, gerando desencontros e desentendimentos. Além disso, diferenças culturais e socioeconômicas podem impactar a dinâmica entre essas duas instituições. Para superar essas dificuldades, a escola pode adotar uma postura acolhedora e incentivar a participação da família, e as famílias precisam valorizar a educação como um projeto conjunto. Fazendo essa parceria o impacto será positivo no desempenho e desenvolvimento dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID242_TB4080_22042025161519.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DO NASCIMENTO CARVALHO" "autor_nome_curto" => "AMANDA CARVALHO" "autor_email" => "amanda.carvalho@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131963 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4080 "inscrito_id" => 242 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA, SUAS IMPLICAÇÕES E AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "A relação entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes. Quando ambas trabalham em parceria, cria-se um ambiente propício para o aprendizado e o bem-estar emocional das crianças e jovens. Para alguns pesquisadores desse assunto, essa relação é crucial para o desenvolvimento em ambas as partes, para Paulo Freire, por exemplo, o educador acreditava que a escola deve ser um espaço de diálogo, participação e construção coletiva. Esse trabalho visa compreender essa colaboração na identificação de necessidades específicas, promovendo o acompanhamento escolar e fortalecendo valores essenciais para a convivência social. Através de uma pesquisa bibliográfica notamos que algumas dificuldades podem surgir nesse relacionamento. A falta de tempo por parte das famílias para participar das atividades escolares é um dos principais desafios, muitas vezes devido a rotinas de trabalho intensas. Já as escolas podem enfrentar obstáculos relacionados à comunicação eficaz com os pais ou responsáveis, gerando desencontros e desentendimentos. Além disso, diferenças culturais e socioeconômicas podem impactar a dinâmica entre essas duas instituições. Para superar essas dificuldades, a escola pode adotar uma postura acolhedora e incentivar a participação da família, e as famílias precisam valorizar a educação como um projeto conjunto. Fazendo essa parceria o impacto será positivo no desempenho e desenvolvimento dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID242_TB4080_22042025161519.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DO NASCIMENTO CARVALHO" "autor_nome_curto" => "AMANDA CARVALHO" "autor_email" => "amanda.carvalho@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }