RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA CRÔNICA “19 DE MAIO”, DE MACHADO DE ASSIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131931 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4039 "inscrito_id" => 3728 "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA CRÔNICA “19 DE MAIO”, DE MACHADO DE ASSIS" "resumo" => "A leitura é uma prática discursiva sócio-histórico-cultural e, como tal, ajuda na formação de sujeitos aptos a lidar com as interações das quais participam na sociedade. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo evidenciar os efeitos da leitura de textos que comumente suscitam discussões sobre temas de raça, que muitas vezes são restritos às aulas de ciências humanas, mas que aqui foram discutidos em aulas de Língua Portuguesa. Essas aulas ocorreram na Casa de Cultura Portuguesa (CCP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) no decorrer de 2023. Para a apreensão dos dados, usamos a metodologia qualitativa por meio de uma entrevista semiestruturada com uma aluna da CCP, na qual ela respondeu às questões sobre as aulas de interpretação textual em que analisou-se a crônica “19 de maio” de Machado de Assis. Foram feitas oito questões com base nas categorias da teoria dialógica e na experiência da aluna. Neste trabalho, haverá um recorte, serão analisadas apenas quatro dessas questões para analisar a interpretação e o pensamento crítico da aluna. Como embasamento teórico, utiliza-se a perspectiva dialógica de Bakhtin. Como resultados, observa-se que a leitura dessa crônica possibilitou à aluna entrevistada reflexões acerca das práticas racistas que foram percebidas pela leitura e da importância de combatê-las. Desse modo, espera-se que esse trabalho contribua para os estudos da Educação e as Relações Étnico-Raciais, e como é necessário o ensino de leitura com uso de temas fomentadores de letramento crítico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3728_TB4039_22032025230715.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA YANNE FERNANDES RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Maria Yanne" "autor_email" => "yanne.fernandesrs9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131931 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4039 "inscrito_id" => 3728 "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA CRÔNICA “19 DE MAIO”, DE MACHADO DE ASSIS" "resumo" => "A leitura é uma prática discursiva sócio-histórico-cultural e, como tal, ajuda na formação de sujeitos aptos a lidar com as interações das quais participam na sociedade. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo evidenciar os efeitos da leitura de textos que comumente suscitam discussões sobre temas de raça, que muitas vezes são restritos às aulas de ciências humanas, mas que aqui foram discutidos em aulas de Língua Portuguesa. Essas aulas ocorreram na Casa de Cultura Portuguesa (CCP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) no decorrer de 2023. Para a apreensão dos dados, usamos a metodologia qualitativa por meio de uma entrevista semiestruturada com uma aluna da CCP, na qual ela respondeu às questões sobre as aulas de interpretação textual em que analisou-se a crônica “19 de maio” de Machado de Assis. Foram feitas oito questões com base nas categorias da teoria dialógica e na experiência da aluna. Neste trabalho, haverá um recorte, serão analisadas apenas quatro dessas questões para analisar a interpretação e o pensamento crítico da aluna. Como embasamento teórico, utiliza-se a perspectiva dialógica de Bakhtin. Como resultados, observa-se que a leitura dessa crônica possibilitou à aluna entrevistada reflexões acerca das práticas racistas que foram percebidas pela leitura e da importância de combatê-las. Desse modo, espera-se que esse trabalho contribua para os estudos da Educação e as Relações Étnico-Raciais, e como é necessário o ensino de leitura com uso de temas fomentadores de letramento crítico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3728_TB4039_22032025230715.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA YANNE FERNANDES RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Maria Yanne" "autor_email" => "yanne.fernandesrs9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }