VI SAARAS: O RELATO DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA ANTIRRACISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135647 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9295 "inscrito_id" => 20533 "titulo" => "VI SAARAS: O RELATO DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA ANTIRRACISTA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar criticamente as ações desenvolvidas no VI Seminário de Aprendizagens Antirracistas do Seridó (SAARAS), realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Centro de Ensino Superior do Seridó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CERES – UFRN), na cidade de Caicó/ RN. Trata-se de uma ação extensionista realizada desde o ano de 2019 com o intuito de promover espaços de diálogo e oficinas de formação de professores para o ensino das relações étnico-raciais. A VI edição do evento contou com mesas temáticas que giraram em torno das filosofias e pluralidades africanas e indígenas, com professores e pesquisadores da área, de dentro e fora do estado do Rio Grande do Norte. Contou também com oficinas ministradas por professores que abordaram as relações étnico-raciais no ensino por meio do audiovisual, da literatura e do teatro. Construímos nossas análises com base na compreensão do racismo estrutural, conforme analisa Kilomba (2008), que percebe suas ramificações nos mais diversificados espaços e instituições, perpassando a educação. Neste sentido, dialogamos com Silva (2010) e Carmo (2016), no tocante à identidade expressa nos currículos escolares e a necessidade de descolonizá-los, a partir da orientação de práticas pedagógicas antirracistas e afro centradas. Tratamos neste texto especificamente da oficina de teatro para o ensino das relações étnico-raciais, partindo do aprofundamento teórico-metodológico do conceito de Escrevivência, conforme proposto por Evaristo (2020). Temos que a oficina, bem como as demais ações do evento foram bastante significativas, possibilitando a troca de experiências, a construção de repertório e o conhecimento de práticas decoloniais de ensino. O SAARAS tem, portanto, se consolidado como um espaço de convergência de professores e pesquisadores da área da educação étnico-racial na região Seridó, do estado do Rio Grande do Norte, contribuindo com a formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20533_TB9295_06082025152534.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR OLIVEIRA" "autor_email" => "arthur_cassio@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135647 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9295 "inscrito_id" => 20533 "titulo" => "VI SAARAS: O RELATO DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA ANTIRRACISTA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar criticamente as ações desenvolvidas no VI Seminário de Aprendizagens Antirracistas do Seridó (SAARAS), realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Centro de Ensino Superior do Seridó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CERES – UFRN), na cidade de Caicó/ RN. Trata-se de uma ação extensionista realizada desde o ano de 2019 com o intuito de promover espaços de diálogo e oficinas de formação de professores para o ensino das relações étnico-raciais. A VI edição do evento contou com mesas temáticas que giraram em torno das filosofias e pluralidades africanas e indígenas, com professores e pesquisadores da área, de dentro e fora do estado do Rio Grande do Norte. Contou também com oficinas ministradas por professores que abordaram as relações étnico-raciais no ensino por meio do audiovisual, da literatura e do teatro. Construímos nossas análises com base na compreensão do racismo estrutural, conforme analisa Kilomba (2008), que percebe suas ramificações nos mais diversificados espaços e instituições, perpassando a educação. Neste sentido, dialogamos com Silva (2010) e Carmo (2016), no tocante à identidade expressa nos currículos escolares e a necessidade de descolonizá-los, a partir da orientação de práticas pedagógicas antirracistas e afro centradas. Tratamos neste texto especificamente da oficina de teatro para o ensino das relações étnico-raciais, partindo do aprofundamento teórico-metodológico do conceito de Escrevivência, conforme proposto por Evaristo (2020). Temos que a oficina, bem como as demais ações do evento foram bastante significativas, possibilitando a troca de experiências, a construção de repertório e o conhecimento de práticas decoloniais de ensino. O SAARAS tem, portanto, se consolidado como um espaço de convergência de professores e pesquisadores da área da educação étnico-racial na região Seridó, do estado do Rio Grande do Norte, contribuindo com a formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20533_TB9295_06082025152534.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR OLIVEIRA" "autor_email" => "arthur_cassio@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }