CIÊNCIA EM CORES: INDICADORES NATURAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE PROPRIEDADES ÁCIDAS E BÁSICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131866 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3946 "inscrito_id" => 503 "titulo" => "CIÊNCIA EM CORES: INDICADORES NATURAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE PROPRIEDADES ÁCIDAS E BÁSICAS" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho escolar dos alunos do Ensino Fundamental II no ensino de Ciências, utilizando como prática os indicadores naturais de pH, investigando propriedades ácidas e básicas. Foram testados extratos etanólicos de Phaseolus vulgaris (feijão-preto), Euterpe oleracea (açaí), Brassica oleracea var. capita f. rubra (repolho roxo), Beta vulgaris (beterraba) e Vitis labrusca (uva roxa) como indicadores naturais. O referencial teórico-metodológico baseou-se em Uchôa et al. (2016), Carvalho Filho e Pereira (2021), Silva (2020) e Da Silva Firmino et al. (2019), destacando a importância do uso de materiais acessíveis e de baixo custo no ensino experimental. A metodologia incluiu questionários aplicados antes e após as atividades práticas para avaliar o aprendizado dos alunos. Os extratos foram avaliados em soluções com valores definidos de pH (2, 4, 5, 6,5, 10 e 12), mostrando mudanças significativas nas cores. Os resultados mostraram que todos os extratos utilizados são eficazes como indicadores naturais de pH, produzindo cores distintas em soluções ácidas e básicas. Também foi constatado um significativo avanço no desempenho escolar dos estudantes após as atividades experimentais, confirmando a relevância pedagógica desta abordagem como recurso didático mais acessível." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID503_TB3946_19032025093921.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO FONSECA TAVARES" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "joao.paulo.tavares@prof.am.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131866 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3946 "inscrito_id" => 503 "titulo" => "CIÊNCIA EM CORES: INDICADORES NATURAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE PROPRIEDADES ÁCIDAS E BÁSICAS" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho escolar dos alunos do Ensino Fundamental II no ensino de Ciências, utilizando como prática os indicadores naturais de pH, investigando propriedades ácidas e básicas. Foram testados extratos etanólicos de Phaseolus vulgaris (feijão-preto), Euterpe oleracea (açaí), Brassica oleracea var. capita f. rubra (repolho roxo), Beta vulgaris (beterraba) e Vitis labrusca (uva roxa) como indicadores naturais. O referencial teórico-metodológico baseou-se em Uchôa et al. (2016), Carvalho Filho e Pereira (2021), Silva (2020) e Da Silva Firmino et al. (2019), destacando a importância do uso de materiais acessíveis e de baixo custo no ensino experimental. A metodologia incluiu questionários aplicados antes e após as atividades práticas para avaliar o aprendizado dos alunos. Os extratos foram avaliados em soluções com valores definidos de pH (2, 4, 5, 6,5, 10 e 12), mostrando mudanças significativas nas cores. Os resultados mostraram que todos os extratos utilizados são eficazes como indicadores naturais de pH, produzindo cores distintas em soluções ácidas e básicas. Também foi constatado um significativo avanço no desempenho escolar dos estudantes após as atividades experimentais, confirmando a relevância pedagógica desta abordagem como recurso didático mais acessível." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID503_TB3946_19032025093921.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO FONSECA TAVARES" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "joao.paulo.tavares@prof.am.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }