LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA DO ENCANTAMENTO E AS POLÍTICAS DE SILENCIAMENTO NO ÂMBITO ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135983 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9814 "inscrito_id" => 21395 "titulo" => "LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA DO ENCANTAMENTO E AS POLÍTICAS DE SILENCIAMENTO NO ÂMBITO ESCOLAR" "resumo" => "Este estudo propõe uma análise teórico-reflexiva acerca das políticas de silenciamento dirigidas à literatura negro-brasileira do encantamento, denominada LINBEIJ, sigla cunhada pela pesquisadora e escritora Kiusam de Oliveira. No contexto escolar, observase que as práticas de mediação de leitura relacionadas a esse gênero literário são submetidas a um processo de seleção rigoroso, frequentemente amparado pelo discurso do “cuidado com as crianças”. Tal prática é compreendida, nesta investigação, como uma forma de censura. Considerando a literatura como um direito fundamental e elemento essencial à formação humana, além de instrumento privilegiado para a vivência de experiências estéticas e subjetivas, busca-se problematizar as sanções dirigidas ao campo literário no ambiente escolar. O corpus de análise consiste em uma reportagem veiculada pelo canal ICL Notícias, em abril do corrente ano, que relata o episódio de perseguição sofrido por Mãe Zeneida de Navê, escritora e líder religiosa, após a apresentação, em uma escola pública de Rondônia, de seu livro infantil voltado à valorização da cultura africana. A obra, vale destacar, está em conformidade com a Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas instituições de ensino. A discussão é sustentada por aportes teóricos que dialogam com os temas da censura literária, das práticas de leitura antirracistas, da decolonialidade e do letramento racial crítico, com destaque para os estudos de Ichilevici (2022), Ceccantini, Galvão e Valente (2024), Ferreira e Gomes (2019), Menezes de Sousa e Hashiguti (2022), Bárbara Carine (2023), bell hooks (2020), entre outros autores relevantes para a temática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID21395_TB9814_27082025124453.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARISSOL FERREIRA BATISTA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "MARISSOL" "autor_email" => "marissolfbc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135983 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9814 "inscrito_id" => 21395 "titulo" => "LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA DO ENCANTAMENTO E AS POLÍTICAS DE SILENCIAMENTO NO ÂMBITO ESCOLAR" "resumo" => "Este estudo propõe uma análise teórico-reflexiva acerca das políticas de silenciamento dirigidas à literatura negro-brasileira do encantamento, denominada LINBEIJ, sigla cunhada pela pesquisadora e escritora Kiusam de Oliveira. No contexto escolar, observase que as práticas de mediação de leitura relacionadas a esse gênero literário são submetidas a um processo de seleção rigoroso, frequentemente amparado pelo discurso do “cuidado com as crianças”. Tal prática é compreendida, nesta investigação, como uma forma de censura. Considerando a literatura como um direito fundamental e elemento essencial à formação humana, além de instrumento privilegiado para a vivência de experiências estéticas e subjetivas, busca-se problematizar as sanções dirigidas ao campo literário no ambiente escolar. O corpus de análise consiste em uma reportagem veiculada pelo canal ICL Notícias, em abril do corrente ano, que relata o episódio de perseguição sofrido por Mãe Zeneida de Navê, escritora e líder religiosa, após a apresentação, em uma escola pública de Rondônia, de seu livro infantil voltado à valorização da cultura africana. A obra, vale destacar, está em conformidade com a Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas instituições de ensino. A discussão é sustentada por aportes teóricos que dialogam com os temas da censura literária, das práticas de leitura antirracistas, da decolonialidade e do letramento racial crítico, com destaque para os estudos de Ichilevici (2022), Ceccantini, Galvão e Valente (2024), Ferreira e Gomes (2019), Menezes de Sousa e Hashiguti (2022), Bárbara Carine (2023), bell hooks (2020), entre outros autores relevantes para a temática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID21395_TB9814_27082025124453.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARISSOL FERREIRA BATISTA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "MARISSOL" "autor_email" => "marissolfbc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }