A POESIA DE SOLANO TRINDADE: O DISCURSO NEGRO NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131862 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3941 "inscrito_id" => 10878 "titulo" => "A POESIA DE SOLANO TRINDADE: O DISCURSO NEGRO NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "A repercussão da questão étnico-racial no campo literário a partir da obra literária de Solano Trindade, no tocante do sentimento de pertencimento racial, da construção da identidade negra e os aspectos culturais e sociais afrodescendentes em sua obra são pertinentes para tratar de um aspecto de pouca relevância para o papel do negro na literatura, pois sempre foi visto como um ser abjeto, abnegado, inferior, feio, desonesto e em situação de exclusão e marginalidade social de “classe subalterna”, portanto, está comunicação oral apresenta reflexões teórico-práticas da contribuição da literatura afro-brasileira a partir dos poemas de Solano Trindade nas aulas de literatura para adolescentes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio do Centro Educacional Cidade Operária I no município de São Luís, na perspectiva da aplicação deles como fator preponderante para análise das questões raciais, os aspectos culturais e sociais afrodescendentes que podem ser trabalhados no contexto escolar. O presente trabalho relata como foi o recital realizado no dia 20 de novembro de 2023, no dia da Consciência Negra em referida escola com a utilização dos poemas de Solano Trindade recitados pelos alunos dada a importância da literatura afro-brasileira no processo educativo visto que é preponderante analisar as questões raciais. Por se tratar de uma atividade experimental, teve como etapas: o levantamento bibliográfico, a observação, a coleta de dados e a execução do recital. Para a fundamentação teórica, autores, como: Bahktin (2003), Hall (2006), Foucault (1996), Compagnon (2006), entre outros. E como resultados preliminares, foi observado que a atividade por meio da poesia contextualizada remete a um ensino mais dinâmico, inclusivo e incentivador. Nesse trabalho, a prática educativa, é entendida como uma prática desenvolvida junto aos alunos a partir de campos do conhecimento que compõem as áreas da literatura e educação de forma complementar por meio da aplicabilidade dos poemas de Solano Trindade para indagações quanto às questões raciais no campo literário. Dessa maneira, entendemos a metodologia como “[...] um certo modo de perguntar, de interrogar, de formular questões e de construir problemas de pesquisa que é articulado a um conjunto de procedimentos de coleta de informações [...]” (MEYER; PARAÍSO; 2012), portanto, este trabalho trata de um estudo de caso no âmbito da pesquisa qualitativa, que se caracteriza por compreender determinadas relações e/ou sujeitos em tempos e espaços específicos. Desse modo, os métodos utilizados nesta pesquisa foram embasados nos estudos de Marli André e Menga Ludke (1986), com preocupação centralizada na pesquisa qualitativa, segundo as autoras “é a compreensão de uma instância singular”, ou seja, é o retrato de uma proposta temática peculiar em um espaço específico com sujeitos específicos, constituídos socialmente e culturalmente em diferentes instâncias contextuais. Ademais, “o estudo de caso focaliza uma situação, um fenômeno particular, o que faz um tipo de estudo adequado para investigar problemas práticos” (DEUS; CUNHA; MACIEL, 2010), o que contribui para compreendermos os fenômenos individuais, que cada sujeito trouxe de sua leitura acerca das questões raciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10878_TB3941_18032025223201.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR HUGO ALVES PAULO DE MELO" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "valvespaulo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131862 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3941 "inscrito_id" => 10878 "titulo" => "A POESIA DE SOLANO TRINDADE: O DISCURSO NEGRO NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "A repercussão da questão étnico-racial no campo literário a partir da obra literária de Solano Trindade, no tocante do sentimento de pertencimento racial, da construção da identidade negra e os aspectos culturais e sociais afrodescendentes em sua obra são pertinentes para tratar de um aspecto de pouca relevância para o papel do negro na literatura, pois sempre foi visto como um ser abjeto, abnegado, inferior, feio, desonesto e em situação de exclusão e marginalidade social de “classe subalterna”, portanto, está comunicação oral apresenta reflexões teórico-práticas da contribuição da literatura afro-brasileira a partir dos poemas de Solano Trindade nas aulas de literatura para adolescentes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio do Centro Educacional Cidade Operária I no município de São Luís, na perspectiva da aplicação deles como fator preponderante para análise das questões raciais, os aspectos culturais e sociais afrodescendentes que podem ser trabalhados no contexto escolar. O presente trabalho relata como foi o recital realizado no dia 20 de novembro de 2023, no dia da Consciência Negra em referida escola com a utilização dos poemas de Solano Trindade recitados pelos alunos dada a importância da literatura afro-brasileira no processo educativo visto que é preponderante analisar as questões raciais. Por se tratar de uma atividade experimental, teve como etapas: o levantamento bibliográfico, a observação, a coleta de dados e a execução do recital. Para a fundamentação teórica, autores, como: Bahktin (2003), Hall (2006), Foucault (1996), Compagnon (2006), entre outros. E como resultados preliminares, foi observado que a atividade por meio da poesia contextualizada remete a um ensino mais dinâmico, inclusivo e incentivador. Nesse trabalho, a prática educativa, é entendida como uma prática desenvolvida junto aos alunos a partir de campos do conhecimento que compõem as áreas da literatura e educação de forma complementar por meio da aplicabilidade dos poemas de Solano Trindade para indagações quanto às questões raciais no campo literário. Dessa maneira, entendemos a metodologia como “[...] um certo modo de perguntar, de interrogar, de formular questões e de construir problemas de pesquisa que é articulado a um conjunto de procedimentos de coleta de informações [...]” (MEYER; PARAÍSO; 2012), portanto, este trabalho trata de um estudo de caso no âmbito da pesquisa qualitativa, que se caracteriza por compreender determinadas relações e/ou sujeitos em tempos e espaços específicos. Desse modo, os métodos utilizados nesta pesquisa foram embasados nos estudos de Marli André e Menga Ludke (1986), com preocupação centralizada na pesquisa qualitativa, segundo as autoras “é a compreensão de uma instância singular”, ou seja, é o retrato de uma proposta temática peculiar em um espaço específico com sujeitos específicos, constituídos socialmente e culturalmente em diferentes instâncias contextuais. Ademais, “o estudo de caso focaliza uma situação, um fenômeno particular, o que faz um tipo de estudo adequado para investigar problemas práticos” (DEUS; CUNHA; MACIEL, 2010), o que contribui para compreendermos os fenômenos individuais, que cada sujeito trouxe de sua leitura acerca das questões raciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10878_TB3941_18032025223201.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR HUGO ALVES PAULO DE MELO" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "valvespaulo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }