ABORDAGEM DIDÁTICA DAS FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DA COLEÇÃO PORTUGUÊS: LINGUAGENS - PNLD 2024-2027
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131811 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3863 "inscrito_id" => 10912 "titulo" => "ABORDAGEM DIDÁTICA DAS FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DA COLEÇÃO PORTUGUÊS: LINGUAGENS - PNLD 2024-2027" "resumo" => "A revolução digital transformou as práticas de interação social, ampliando o alcance da mídia e democratizando a produção de notícias, o que intensificou a propagação de fake news. Diante disso, surge a necessidade de preparar os alunos para identificar notícias falsas, formando leitores mais conscientes e críticos no ambiente digital. Este trabalho analisa a abordagem didática sobre fake news na coleção de livros didáticos Português: linguagens da editora Saraiva, aprovada pelo PNLD 2024-2027 e adotada nos anos finais do ensino fundamental. A análise focou nas propostas de leitura e produção textual que visam promover o letramento crítico midiático e combater fake news. Como suporte teórico, mobilizamos os postulados do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2008) e Schneuwly e Dolz (2006) para discutir a didatização de gêneros textuais, além de Santaella (2019) e Wardle (2017) para abordar a definição e os tipos de fake news. Também foram articuladas as contribuições de Kleiman (1995), Street (1984) e Knobel e Lankshear (2003) sobre novos letramentos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental e de abordagem qualitativa e interpretativista. Os resultados mostraram que o tema fake news aparece no estudo dos gêneros entrevista, tirinha, propaganda e editorial, sem combiná-lo com o estudo do gênero notícia, ignorando os indicadores verbais e visuais frequentemente usados em notícias falsas. A partir da discussão dos resultados, concluiu-se que é necessário ir além da reflexão sobre os efeitos negativos das fake news. É preciso munir os alunos do saber necessário para diferenciar notícias verdadeiras de notícias falsas, incluindo sobretudo o estudo do gênero notícia e dos recursos multissemióticos característicos da produção textual no meio digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10912_TB3863_15032025182452.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA NAYARA DE LIMA BRITO" "autor_nome_curto" => "SABRINA LIMA" "autor_email" => "brt.sabrinalima@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131811 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3863 "inscrito_id" => 10912 "titulo" => "ABORDAGEM DIDÁTICA DAS FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DA COLEÇÃO PORTUGUÊS: LINGUAGENS - PNLD 2024-2027" "resumo" => "A revolução digital transformou as práticas de interação social, ampliando o alcance da mídia e democratizando a produção de notícias, o que intensificou a propagação de fake news. Diante disso, surge a necessidade de preparar os alunos para identificar notícias falsas, formando leitores mais conscientes e críticos no ambiente digital. Este trabalho analisa a abordagem didática sobre fake news na coleção de livros didáticos Português: linguagens da editora Saraiva, aprovada pelo PNLD 2024-2027 e adotada nos anos finais do ensino fundamental. A análise focou nas propostas de leitura e produção textual que visam promover o letramento crítico midiático e combater fake news. Como suporte teórico, mobilizamos os postulados do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2008) e Schneuwly e Dolz (2006) para discutir a didatização de gêneros textuais, além de Santaella (2019) e Wardle (2017) para abordar a definição e os tipos de fake news. Também foram articuladas as contribuições de Kleiman (1995), Street (1984) e Knobel e Lankshear (2003) sobre novos letramentos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental e de abordagem qualitativa e interpretativista. Os resultados mostraram que o tema fake news aparece no estudo dos gêneros entrevista, tirinha, propaganda e editorial, sem combiná-lo com o estudo do gênero notícia, ignorando os indicadores verbais e visuais frequentemente usados em notícias falsas. A partir da discussão dos resultados, concluiu-se que é necessário ir além da reflexão sobre os efeitos negativos das fake news. É preciso munir os alunos do saber necessário para diferenciar notícias verdadeiras de notícias falsas, incluindo sobretudo o estudo do gênero notícia e dos recursos multissemióticos característicos da produção textual no meio digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10912_TB3863_15032025182452.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA NAYARA DE LIMA BRITO" "autor_nome_curto" => "SABRINA LIMA" "autor_email" => "brt.sabrinalima@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }