RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: A EMPATIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130266 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1685 "inscrito_id" => 2032 "titulo" => "RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: A EMPATIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica com materiais disponíveis online, como artigos e livros e tem como objetivo analisar a importância da empatia no processo de ensino-aprendizagem. O conceito de empatia surgiu no século XIX e refere-se à capacidade de um indivíduo se colocar no lugar do outro, promovendo a compreensão mútua. No contexto educacional, a empatia desempenha um papel crucial na relação entre professor(a) e aluno(a), refletindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, esta prática embora eficaz, ainda não tem sido apropriada pelos(as) professores(as) como deveria. Vários(as) autores(as) como Rodrigues (2012), Motta (2006) e Brolezzi (2014), por exemplo, apontam para a importância de uma postura empática no ambiente escolar. Embora o(a) professor(a) não seja o único responsável pela forma como se estabelecem as relações em sala de aula, sua postura e atitudes podem influenciar significativamente a dinâmica das relações interpessoais. A promoção de um ambiente empático facilita a interação e a colaboração entre os(as) alunos(as), contribuindo para um aprendizado mais eficaz. A pesquisa concluiu que os(as) professores(as) podem adotar posturas empáticas em sua prática docente, o que não apenas beneficia o desenvolvimento da empatia entre os alunos, mas também enriquece o ambiente escolar como um todo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2032_TB1685_10032025213745.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMARA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TAMARA" "autor_email" => "tamariinhadiniz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130266 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1685 "inscrito_id" => 2032 "titulo" => "RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: A EMPATIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica com materiais disponíveis online, como artigos e livros e tem como objetivo analisar a importância da empatia no processo de ensino-aprendizagem. O conceito de empatia surgiu no século XIX e refere-se à capacidade de um indivíduo se colocar no lugar do outro, promovendo a compreensão mútua. No contexto educacional, a empatia desempenha um papel crucial na relação entre professor(a) e aluno(a), refletindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, esta prática embora eficaz, ainda não tem sido apropriada pelos(as) professores(as) como deveria. Vários(as) autores(as) como Rodrigues (2012), Motta (2006) e Brolezzi (2014), por exemplo, apontam para a importância de uma postura empática no ambiente escolar. Embora o(a) professor(a) não seja o único responsável pela forma como se estabelecem as relações em sala de aula, sua postura e atitudes podem influenciar significativamente a dinâmica das relações interpessoais. A promoção de um ambiente empático facilita a interação e a colaboração entre os(as) alunos(as), contribuindo para um aprendizado mais eficaz. A pesquisa concluiu que os(as) professores(as) podem adotar posturas empáticas em sua prática docente, o que não apenas beneficia o desenvolvimento da empatia entre os alunos, mas também enriquece o ambiente escolar como um todo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2032_TB1685_10032025213745.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMARA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TAMARA" "autor_email" => "tamariinhadiniz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }