Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA CONVERSA ENTRE A FAMÍLIA E A CRECHE SOBRE IMPLICAÇÕES DO USO DA TELA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131803
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3852
    "inscrito_id" => 819
    "titulo" => "UMA CONVERSA ENTRE A FAMÍLIA E A CRECHE SOBRE IMPLICAÇÕES DO USO DA TELA NA PRIMEIRA INFÂNCIA"
    "resumo" => "A construção do vínculo entre família e escola é primordial para o bom desempenho do ensino/aprendizagem do educando. Ainda mais, quando trata-se das instituições de Educação Infantil, especificamente, as creches onde as crianças passam em média 10 horas diárias. Esse elo é criado e fortalecido mais de perto pelas professoras que estão em contato direto com as crianças e com suas famílias. Também são elas que elaboram os projetos de acordo com a escuta das crianças, as observações feitas durante as propostas e as necessidades observadas. Durante o segundo semestre do ano letivo de 2024, observamos que algumas crianças chegavam à creche sempre sonolentas, às vezes, chorando. Durante conversas, elas relataram que passaram a noite no celular. Conscientes disso, elaboramos um projeto sobre cultura digital para desenvolvermos numa creche municipal de Campina Grande-PB, visto que, observamos a necessidade de trazer a tona o diálogo com as famílias sobre o uso de tela na primeira infância. Para fundamentarmos nosso trabalho, tomamos como base a BNCC que defende a prática do diálogo e compartilhamento de responsabilidades entre a família e a instituição, autores como Vygotsky e Piaget que discorrem sobre o desenvolvimento cognitivo e a interação social do indivíduo desde o seu nascimento e a pedagogia da escuta de Bruna Ribeiro. Esse projeto foi desenvolvido com a turma do maternal II B, convidando as famílias para trocar a tela por uma brincadeira. Para a culminância, realizamos uma palestra para as famílias com uma psicóloga enfatizando as implicações do uso de tela na primeira infância. Neste mesmo momento, fizemos uma pesquisa com os pais sobre qual brincadeira marcou sua infância, percebemos que a grande maioria brincava na rua interagindo com outras crianças e com seus próprios pais. Entende-se aqui, a necessidade de retomar tais práticas. Vamos trocar a tela por uma brincadeira?"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID819_TB3852_31032025161029.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERA BIANCA ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÍCERA"
    "autor_email" => "biancaalmeidapedagoga@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131803
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3852
    "inscrito_id" => 819
    "titulo" => "UMA CONVERSA ENTRE A FAMÍLIA E A CRECHE SOBRE IMPLICAÇÕES DO USO DA TELA NA PRIMEIRA INFÂNCIA"
    "resumo" => "A construção do vínculo entre família e escola é primordial para o bom desempenho do ensino/aprendizagem do educando. Ainda mais, quando trata-se das instituições de Educação Infantil, especificamente, as creches onde as crianças passam em média 10 horas diárias. Esse elo é criado e fortalecido mais de perto pelas professoras que estão em contato direto com as crianças e com suas famílias. Também são elas que elaboram os projetos de acordo com a escuta das crianças, as observações feitas durante as propostas e as necessidades observadas. Durante o segundo semestre do ano letivo de 2024, observamos que algumas crianças chegavam à creche sempre sonolentas, às vezes, chorando. Durante conversas, elas relataram que passaram a noite no celular. Conscientes disso, elaboramos um projeto sobre cultura digital para desenvolvermos numa creche municipal de Campina Grande-PB, visto que, observamos a necessidade de trazer a tona o diálogo com as famílias sobre o uso de tela na primeira infância. Para fundamentarmos nosso trabalho, tomamos como base a BNCC que defende a prática do diálogo e compartilhamento de responsabilidades entre a família e a instituição, autores como Vygotsky e Piaget que discorrem sobre o desenvolvimento cognitivo e a interação social do indivíduo desde o seu nascimento e a pedagogia da escuta de Bruna Ribeiro. Esse projeto foi desenvolvido com a turma do maternal II B, convidando as famílias para trocar a tela por uma brincadeira. Para a culminância, realizamos uma palestra para as famílias com uma psicóloga enfatizando as implicações do uso de tela na primeira infância. Neste mesmo momento, fizemos uma pesquisa com os pais sobre qual brincadeira marcou sua infância, percebemos que a grande maioria brincava na rua interagindo com outras crianças e com seus próprios pais. Entende-se aqui, a necessidade de retomar tais práticas. Vamos trocar a tela por uma brincadeira?"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID819_TB3852_31032025161029.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERA BIANCA ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÍCERA"
    "autor_email" => "biancaalmeidapedagoga@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A construção do vínculo entre família e escola é primordial para o bom desempenho do ensino/aprendizagem do educando. Ainda mais, quando trata-se das instituições de Educação Infantil, especificamente, as creches onde as crianças passam em média 10 horas diárias. Esse elo é criado e fortalecido mais de perto pelas professoras que estão em contato direto com as crianças e com suas famílias. Também são elas que elaboram os projetos de acordo com a escuta das crianças, as observações feitas durante as propostas e as necessidades observadas. Durante o segundo semestre do ano letivo de 2024, observamos que algumas crianças chegavam à creche sempre sonolentas, às vezes, chorando. Durante conversas, elas relataram que passaram a noite no celular. Conscientes disso, elaboramos um projeto sobre cultura digital para desenvolvermos numa creche municipal de Campina Grande-PB, visto que, observamos a necessidade de trazer a tona o diálogo com as famílias sobre o uso de tela na primeira infância. Para fundamentarmos nosso trabalho, tomamos como base a BNCC que defende a prática do diálogo e compartilhamento de responsabilidades entre a família e a instituição, autores como Vygotsky e Piaget que discorrem sobre o desenvolvimento cognitivo e a interação social do indivíduo desde o seu nascimento e a pedagogia da escuta de Bruna Ribeiro. Esse projeto foi desenvolvido com a turma do maternal II B, convidando as famílias para trocar a tela por uma brincadeira. Para a culminância, realizamos uma palestra para as famílias com uma psicóloga enfatizando as implicações do uso de tela na primeira infância. Neste mesmo momento, fizemos uma pesquisa com os pais sobre qual brincadeira marcou sua infância, percebemos que a grande maioria brincava na rua interagindo com outras crianças e com seus próprios pais. Entende-se aqui, a necessidade de retomar tais práticas. Vamos trocar a tela por uma brincadeira?

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.