PENSE E BRINQUE: PROGRAMA DE JOGOS E BRINCADEIRAS ATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DE CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131534 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3444 "inscrito_id" => 8456 "titulo" => "PENSE E BRINQUE: PROGRAMA DE JOGOS E BRINCADEIRAS ATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DE CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Os jogos e brincadeiras são atividades essenciais para o desenvolvimento infantil. Os jogos e brincadeiras ativos representam uma forma de atividade que pode proporcionar um ambiente mais dinâmico, estimulando tanto a cognição quanto a motricidade das crianças. Nesse sentido, o Programa Pense e Brinque tem como objetivo promover benefícios para a cognição e o desenvolvimento motor de crianças de uma escola municipal em Pernambuco, por meio de um programa estruturado de jogos e brincadeiras ativos. O estudo adota uma abordagem quantitativa e caracteriza-se como um estudo experimental. Os participantes serão crianças com idades entre 7 e 11 anos, estudantes de uma escola pública. Eles serão divididos aleatoriamente em dois grupos por meio da randomização simples: um grupo de intervenção com jogos e brincadeiras (GJB) e um grupo controle (GC). Ambos os grupos passarão por avaliações pré e pós-intervenção, contemplando variáveis como dados de caracterização, aptidão aeróbia, coordenação motora, nível de atividade física, atenção visual, funções executivas, desempenho escolar e atividade elétrica cerebral. Após as avaliações iniciais, o GJB participará de um programa de intervenção com duração de 10 semanas, com três sessões semanais de 50 minutos. A intervenção será composta por jogos e brincadeiras ativas, como pega-pega, barra-bandeira, queimado, entre outros. O grupo controle não participará da intervenção e seguirá sua rotina escolar normalmente. Como resultados esperados, supõe-se que o programa de jogos e brincadeiras ativas possa gerar efeitos positivos na atenção seletiva, sustentada e alternada, nas funções executivas, na atividade elétrica cerebral e no desempenho escolar das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8456_TB3444_11032025225526.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA FELIPE ALVES VALENTIM" "autor_nome_curto" => "EDUARDA ALVES" "autor_email" => "eduarda.favalentim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131534 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3444 "inscrito_id" => 8456 "titulo" => "PENSE E BRINQUE: PROGRAMA DE JOGOS E BRINCADEIRAS ATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DE CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Os jogos e brincadeiras são atividades essenciais para o desenvolvimento infantil. Os jogos e brincadeiras ativos representam uma forma de atividade que pode proporcionar um ambiente mais dinâmico, estimulando tanto a cognição quanto a motricidade das crianças. Nesse sentido, o Programa Pense e Brinque tem como objetivo promover benefícios para a cognição e o desenvolvimento motor de crianças de uma escola municipal em Pernambuco, por meio de um programa estruturado de jogos e brincadeiras ativos. O estudo adota uma abordagem quantitativa e caracteriza-se como um estudo experimental. Os participantes serão crianças com idades entre 7 e 11 anos, estudantes de uma escola pública. Eles serão divididos aleatoriamente em dois grupos por meio da randomização simples: um grupo de intervenção com jogos e brincadeiras (GJB) e um grupo controle (GC). Ambos os grupos passarão por avaliações pré e pós-intervenção, contemplando variáveis como dados de caracterização, aptidão aeróbia, coordenação motora, nível de atividade física, atenção visual, funções executivas, desempenho escolar e atividade elétrica cerebral. Após as avaliações iniciais, o GJB participará de um programa de intervenção com duração de 10 semanas, com três sessões semanais de 50 minutos. A intervenção será composta por jogos e brincadeiras ativas, como pega-pega, barra-bandeira, queimado, entre outros. O grupo controle não participará da intervenção e seguirá sua rotina escolar normalmente. Como resultados esperados, supõe-se que o programa de jogos e brincadeiras ativas possa gerar efeitos positivos na atenção seletiva, sustentada e alternada, nas funções executivas, na atividade elétrica cerebral e no desempenho escolar das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8456_TB3444_11032025225526.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA FELIPE ALVES VALENTIM" "autor_nome_curto" => "EDUARDA ALVES" "autor_email" => "eduarda.favalentim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }